O comando fg no Linux permite retomar um trabalho ou processo em segundo plano em primeiro plano ou trazê-lo de volta para o primeiro plano do terminal. É comumente usado para retomar trabalhos ou processos suspensos anteriormente.
Veja como funciona o comando fg:
Sintaxe:
fg [id do trabalho]
ou
fg %[número do trabalho]
Opções:
- job-id:especifica o ID do trabalho do processo que você deseja trazer para primeiro plano.
- %job-number:Especifica o número do trabalho do processo que você deseja trazer para primeiro plano. O número do trabalho é exibido quando você usa o comando "jobs" para listar os processos em execução em segundo plano.
Quando você usa o comando fg sem especificar um ID ou número de trabalho, ele coloca o trabalho suspenso mais recentemente em primeiro plano. Se houver vários trabalhos suspensos, você poderá especificar o ID ou o número do trabalho específico a ser retomado.
Por exemplo:
- Para trazer o trabalho suspenso mais recentemente para o primeiro plano:
$fg
- Para colocar um trabalho específico com o ID "123" em primeiro plano:
$ fg 123
- Para colocar um trabalho específico com o número de trabalho "3" em primeiro plano:
$fg %3
Depois de usar o comando fg, o processo ou trabalho especificado retoma sua execução e sua entrada, saída e erro padrão serão restaurados no terminal. Você pode então interagir com o processo como se ele estivesse sendo executado em primeiro plano.
Se o processo ou trabalho que você traz para o primeiro plano exigir entrada do usuário, como uma solicitação de senha ou comando, você poderá fornecer a entrada diretamente na janela do terminal.