A desfragmentação refere-se ao processo de otimização da organização de armazenamento de dados em um meio de armazenamento, como uma unidade de disco rígido (HDD), para aumentar a velocidade e a eficiência do acesso aos dados. As unidades flash, por outro lado, utilizam tecnologia de memória flash e não sofrem dos mesmos problemas de fragmentação que os HDDs tradicionais.
A fragmentação ocorre quando os arquivos são salvos, modificados e excluídos repetidamente, resultando em fragmentos de arquivos dispersos em diferentes setores do dispositivo de armazenamento. Os HDDs possuem cabeçotes mecânicos que leem e gravam dados fisicamente em setores específicos, portanto, a fragmentação pode resultar em tempos de busca maiores e desempenho reduzido.
As unidades flash, entretanto, usam células de memória flash que armazenam dados eletronicamente e não possuem partes móveis. Eles acessam os dados diretamente, sem a necessidade de movimentos mecânicos. Como resultado, as unidades flash não são suscetíveis à fragmentação da mesma forma que os HDDs.
Portanto, a desfragmentação não é necessária para unidades flash e tentar desfragmentá-las pode reduzir sua vida útil devido a ciclos de gravação desnecessários. As unidades flash funcionam de maneira diferente e não apresentam problemas de desempenho causados pela fragmentação como os HDDs tradicionais.