Quadros por segundo (fps) é uma medida do número de quadros exibidos em um dispositivo de exibição por segundo. No contexto do Flash, fps refere-se ao número de quadros exibidos por segundo em um filme ou animação em Flash.
O fps de um filme ou animação em Flash é determinado pela taxa de quadros, que é definida pelo desenvolvedor no ambiente de criação do Flash. A taxa de quadros pode ser definida para qualquer valor, mas os valores comuns incluem 24 fps, 30 fps e 60 fps.
Quanto maior a taxa de quadros, mais suave será a animação. No entanto, taxas de quadros mais altas também exigem mais poder de processamento e podem, portanto, diminuir o desempenho do filme ou animação em Flash.
A taxa de quadros ideal para um filme ou animação em Flash variará dependendo do conteúdo do filme ou animação e do público-alvo. Por exemplo, uma animação simples que consiste em algumas formas básicas pode exigir apenas uma taxa de quadros de 24 fps, enquanto uma animação complexa que inclui muitos objetos detalhados pode exigir uma taxa de quadros de 60 fps ou superior.
O Flash também permite que os desenvolvedores criem interpolações, que são transições animadas entre dois ou mais quadros. As interpolações podem ser usadas para criar animações suaves sem a necessidade de desenhar cada quadro da animação.
O fps de um filme ou animação em Flash pode ser usado para calcular a duração do filme ou animação. Por exemplo, um filme em Flash com taxa de quadros de 30 fps e duração de 10 segundos conterá 300 quadros (10 segundos x 30 fps =300 quadros).