Fabricantes de processadores descobriram que as taxas de clock só pode ir tão alto , sem consequências graves. A incorporação de múltiplos núcleos em uma CPU é um método para melhorar o desempenho do computador sem comprometer a integridade física do sistema . Núcleo
"core" é outro termo para processador. O termo é usado em referência aos processadores multicore , onde vários processadores trabalham juntos dentro de uma unidade central de processamento (CPU).
Velocidade
A velocidade de uma CPU se refere a quantas instruções que ele pode executar em um segundo. CPUs modernas com altas taxas de clock ( medidos em gigahertz ), múltiplos núcleos e capazes de multithreading pode executar milhares de milhões de instruções por segundo.
Single-Core
o processador executa instruções a uma taxa em relação à sua velocidade de relógio e de velocidade de memória . A CPU single-core pode executar apenas uma instrução de cada vez , sem o uso de multithreading.
Dual-Core
Um processador dual-core usa dois processadores na execução instruções que permitem duas instruções simultâneas sem mais ajuda de multithreading. A CPU dual-core é mais rápido que um processador single-core no sentido de que ele pode executar mais instruções por segundo.
Multicore vs Multithreading
Multithreading permite que o execução de instruções simultâneas como com CPUs multicore, mas os fios têm acesso a apenas um cache comum. CPUs multicore têm mais cache disponível para eles, porque os núcleos são processadores completos, queridos não simulados .