A unidade de processamento central (CPU) do seu computador consiste de um pequeno grupo , densa de circuitos, capaz de realizar milhões de cálculos por segundo. Com essa velocidade vem um preço , no entanto, e CPUs modernas podem colocar para fora uma quantidade impressionante de calor. Superaquecimento da CPU pode levar a um comportamento errático computador , desligamentos inesperados e até mesmo danos no hardware , se deixada sem correção. Sintomas
Operar uma CPU sem refrigeração adequada pode aumentar rapidamente a sua temperatura para além dos limites de segurança. Os processadores modernos possuem embutido um circuito à prova de falhas projetado para reduzir ou suspender as operações , se os picos de temperatura para além dos níveis aceitáveis , causando uma desaceleração brusca na velocidade do seu computador . As temperaturas extremas podem forçar um desligamento, por isso, se o seu computador é reiniciado inesperadamente sob carga pesada , pode ser um sinal de um problema de superaquecimento . Se sua placa-mãe inclui sensores de temperatura , você pode vê-los na tela de BIOS para diagnosticar o problema .
Poeira
Se o seu processador é o superaquecimento , um dos mais comuns culpados é o acúmulo de poeira . Acumulação de pó no dissipador de calor do seu processador central pode reduzir a sua capacidade de descarregar calor e poeira no ventilador pode reduzir o fluxo de ar , a rotação lenta e até mesmo causar a falha de hardware. Desligue o seu PC , espere pelo menos 15 minutos para superfícies quentes para esfriar e , em seguida, explodir a poeira acumulada com um espanador de ar comprimido. Use pulsos curtos , e mantenha a lata na vertical para evitar a pulverização congelamento propulsor em componentes importantes. Varredura regular pode ajudar a manter o funcionamento com a máxima eficiência do sistema de resfriamento.
Airflow
Outra causa de superaquecimento CPU é pobre fluxo de ar no caso. O projeto de refrigeração da maioria dos PCs requer um fluxo constante de ar através do caso, muitas vezes agravado por exaustores . Se os cabos ou outros componentes impedir este fluxo de ar , que pode permitir que o calor para construir em torno da CPU. Além disso, ventiladores instalados de forma inadequada pode forçar o ar quente de volta para o caso, para garantir que tudo está de frente para a direção correta e não existem grandes obstáculos para o fluxo de ar .
Fan Failure
um aumento repentino da temperatura pode ser um sinal de um ventilador quebrado. A maneira mais fácil de diagnosticar problemas de fãs é desligar o computador, abrir o gabinete e ver e ouvir como você ligar a energia novamente. Os fãs podem, ocasionalmente, ter um momento para começar, mas tudo deve estar girando no momento em seu sistema operacional aparecer, especialmente o ventilador montado no dissipador de calor do seu processador. Além disso, se um fã parece estar se movendo lentamente ou de forma irregular ou começa a fazer barulhos estranhos , ele pode precisar de ser substituído antes de falhar.