? Atualizando CPU de um computador pode ser um processo confuso para aqueles sem formação técnica , porque nunca é seguro assumir que a placa-mãe do seu computador é compatível com o processador que você deseja usar. A placa-mãe é projetado com uma série específica de CPUs em mente, e você pode geralmente atualizar sua CPU atual com outro da mesma série. Motherboards têm vários aspectos físicos e de design que limitam as CPUs que você pode instalar. CPU Soquete
soquete da CPU de uma motherboard limita fisicamente os tipos de processadores que você pode instalar . Como cada tipo de soquete da CPU tem um determinado número de furos , é fisicamente impossível instalar um processador incompatível , sem danificar os pinos na parte inferior. Algumas placas-mãe tem slots em vez de soquetes para a instalação de CPUs baseados em cartões , como o Intel Pentium II e Pentium III. Porque Intel transição de processadores Pentium baseado em tomada à base de slot III , pode ser possível instalar uma CPU baseada na tomada em alguns slots de CPU usando um adaptador chamado de " Slotket ".
chipset motherboard
chipset a placa-mãe é composto por dois pequenos microprocessadores - o northbridge e southbridge - que atuam como controladores de tráfego e direcionar o fluxo de dados entre o processador , a memória e os componentes do computador. Se o processador é o cérebro do computador , você pode pensar no chipset como um cérebro separado para a placa-mãe . Um chipset deve ser compatível com a CPU em particular para que ele funcione com a placa-mãe.
Bus
A CPU alcança seu clock multiplicando a placa-mãe do velocidade do barramento - a velocidade com que ele transfere dados entre os componentes - por um número fixo . Por exemplo, uma CPU com um multiplicador de 7,5 projetado para operar em uma velocidade de barramento de 133 MHz tem um clock de 997,5 MHz . Embora a CPU pode trabalhar em uma placa-mãe com uma velocidade máxima de ônibus de 100 MHz, que iria operar a uma freqüência de clock de 750 MHz e não poderia alcançar sua velocidade máxima .
Núcleo de tensão
a placa-mãe deve fornecer energia para a CPU para que funcione . A quantidade de energia que uma CPU exige é a sua tensão de núcleo. Em alguns casos, o fabricante pode lançar uma nova versão de um processador que exige uma voltagem do núcleo maior do que a versão anterior. Isso pode fazer com que o novo processador não é compatível com placas-mãe existentes, mesmo quando essas placas-mãe têm o mesmo tipo de soquete. Isso aconteceu em 2001, com um lançamento de modelo final da Intel Pentium III. Esta versão - codinome Tualatin - exigia uma voltagem do núcleo de 1,45 ou 1,475 volts , enquanto o anterior Coppermine Pentium III exigido 1,75 volts. Além de problemas com chipsets mais antigos da placa-mãe , isso fez com que o Tualatin incompatíveis com placas-mãe existentes.