O Intel Core i3-380M e o Intel Core i3-2310 são processadores mais antigos de diferentes gerações, tornando uma comparação direta complicada, pois atingem mercados ligeiramente diferentes (Mobile vs. Desktop). Aqui está um colapso de suas principais diferenças:
*
geração: O i3-380M é da família móvel Intel Core (Sandy Bridge) de segunda geração, enquanto o i3-2310 é da família de desktop Intel Core de segunda geração (Sandy Bridge). O "M" em 380m significa que é um processador móvel projetado para laptops, enquanto a falta de sufixo em 2310 indica que é um processador de desktop.
*
soquete/pacote: Eles têm soquetes diferentes e, portanto, não são intercambiáveis. O i3-380m é um pacote BGA (Ball Grid Array) soldado na placa-mãe, o que significa que não pode ser atualizado facilmente. O i3-2310 usa um soquete LGA (Land Grid Array), permitindo possíveis atualizações da CPU (dependendo da placa-mãe).
*
desempenho: Embora ambos sejam processadores de núcleo duplo, o i3-2310 geralmente tem uma pequena vantagem no desempenho bruto devido a velocidades de relógio mais altas e potencialmente uma implementação de arquitetura um pouco melhor para sua função específica de desktop. No entanto, a diferença não será dramática nas tarefas cotidianas. As velocidades específicas do relógio podem variar dependendo do modelo de laptop específico usando o i3-380M.
*
Consumo de energia: O i3-380M foi projetado para menor consumo de energia, tornando-o adequado para dispositivos móveis, enquanto o i3-2310 foi projetado para maior desempenho ao custo de maior consumo de energia.
*
Gráficos integrados: Ambos incluem gráficos integrados, mas os recursos específicos serão diferentes, com o desktop 2310 provavelmente tendo uma pequena vantagem.
em resumo: O i3-2310 é um processador de desktop um pouco mais poderoso, enquanto o i3-380m é um processador móvel menos poderoso, mas mais eficiente em termos de potência. A diferença no desempenho entre os dois provavelmente seria pequena, a menos que você esteja executando tarefas de processamento pesado. Seus fatores de forma completamente diferentes (laptop versus desktop) impedem que eles sejam diretamente comparados no mesmo sistema.