É frustrante quando você atualiza sua placa -mãe e CPU esperando um aumento de velocidade, apenas para encontrar seus tempos de inicialização são mais lentos. Aqui está um colapso de possíveis culpados e como solucioná -los:
1. Configurações do BIOS: *
Boot legado: Sua nova placa -mãe pode padrão para a Legacy Boot, que é mais lenta que a UEFI Boot. Vá para o BIOS e verifique se o UEFI está ativado.
*
Boot rápido: Verifique se a inicialização rápida está ativada nas configurações do BIOS. Esse recurso ignora alguns processos de inicialização para uma inicialização mais rápida.
*
Ordem de inicialização: Verifique se sua unidade de inicialização está listada primeiro na ordem de inicialização.
2. Armazenamento: *
disco rígido velho: Embora uma nova placa -mãe e CPU possam ajudar, um disco rígido lento (HDD) pode afetar significativamente os tempos de inicialização. Considere atualizar para um SSD (unidade de estado sólido) para um aumento notável de velocidade.
*
Drive Partioning: Se você tiver várias partições, considere consolidá -las para um desempenho mais rápido.
*
Drive Health: Verifique a saúde do seu disco rígido usando ferramentas como o CrystaldiskInfo. Uma unidade com falha pode causar desacelerações.
3. Sistema operacional: *
Instalação limpa: Uma nova instalação do seu sistema operacional no novo hardware pode resolver problemas de desempenho. Isso garante que nenhum drivers ou configurações antigas esteja interferindo.
*
Drivers: Certifique -se de ter os drivers mais recentes para sua placa -mãe e CPU instalados. Motoristas desatualizados podem levar a desacelerações.
* Software
: Verifique se há programas de inicialização desnecessários que possam estar diminuindo o processo de inicialização. Você pode desativá -los no gerenciador de tarefas (guia de inicialização).
4. Outros fatores: *
overclocking: Embora o overclock possa aumentar o desempenho, ele também pode levar a instabilidade e tempos de inicialização mais lentos. Verifique se as configurações do overclock estão estáveis e dentro de limites seguros.
*
Gerenciamento de energia: Verifique suas configurações de gerenciamento de energia. Os modos agressivos de economia de energia podem desacelerar os tempos de inicialização.
*
Windows Update: Uma atualização do Windows pendente pode estar diminuindo o tempo de inicialização. Verifique se há atualizações e instale -as.
Dicas para solução de problemas: 1.
Monitor Processos de inicialização: Use o Task Manager (guia Desempenho) ou uma ferramenta de monitor de inicialização para ver quais programas estão levando mais tempo para carregar.
2.
Verifique o visualizador de eventos: Procure qualquer mensagem de erro relacionada a hardware ou drivers no visualizador de eventos (Sistema do Windows Logs>).
3.
Executar diagnóstico do sistema: Use as ferramentas de diagnóstico do fabricante para sua placa -mãe e CPU para verificar se há problemas de hardware.
Nota importante: Se você atualizou recentemente para uma nova placa -mãe e CPU, pode haver um período de otimização à medida que o Windows se ajusta ao novo hardware. Dê ao sistema algum tempo para resolver e observe os tempos de inicialização durante alguns dias.