? Embora aparentemente não intencional , a colocação de uma unidade central de processamento (CPU) em uma placa-mãe é uma escolha estratégica de design feitos por fabricantes , por várias razões . Mais notavelmente , as temperaturas de refrigeração da CPU e do dispositivo interno são levados em consideração no momento de decidir a colocação de uma CPU em uma placa-mãe. Equívocos
A colocação do processador não é um requisito para ser considerado dentro das especificações da tecnologia avançada estendida ( ATX) fator de forma , ou qualquer outro fator de forma para esse assunto. O processador é quase exclusivamente colocado no canto superior esquerdo da seção média alta de uma placa-mãe . Esse posicionamento é baseado na suposição de que ele estará em um chassis torre vertical, que irá alinhar a CPU com o exaustor traseiro e ventilador de refrigeração da unidade de alimentação.
História
< br >
Devido às considerações térmicas comuns tidos em conta pelos fabricantes no momento de decidir a colocação da CPU em uma placa-mãe , a localização de qualquer CPU através da maioria de todas as placas-mãe de nível consumidor tem variado por uma questão de 1 a 2 centímetros - máximo - . nos últimos 20 anos
Tipos
colocação CPU em servidores de nível empresarial que estão alojados na horizontal em vez de vertical , como computadores de consumo, pode variar amplamente , pois há menos de bordo dispositivos para projetar em torno e um padrão térmico diferente para trabalhar.
Prevenção /solução
Colocar o CPU na área superior do uma placa-mãe reduz a probabilidade de outros dispositivos ou os seus dados e os cabos de alimentação de bloquear o fluxo de ar para e de um processador . A CPU também é uma grande fonte de calor que poderia causar danos térmicos para quaisquer fios ou cabos que cruzam sobre ele durante longos períodos de tempo.
Teorias /
Especulação
Dada a acessibilidade recente e crescente aceitação generalizada de processadores com refrigeração líquida , é possível em um futuro próximo que a colocação de CPU vai mudar drasticamente como sistemas de refrigeração líquida remover muito maiores quantidades de calor sem espalhá-lo em todo o interior do gabinete do computador como com refrigeração a ar . Assim , refrigeração a água remove muitas restrições impostas pela gestão térmica de projetistas de sistemas .