O Processo Ocioso do Sistema é um processo especial do Windows que representa a quantidade de tempo que a CPU não está sendo usada por nenhum outro processo. Se você perceber que o processo ocioso do sistema está usando uma grande quantidade de CPU, significa que sua CPU não está sendo usada tão eficientemente quanto poderia.
Existem algumas coisas que podem fazer com que o processo ocioso do sistema use uma grande quantidade de CPU:
*
Um grande número de processos em segundo plano. Se você tiver muitos programas em execução em segundo plano, eles poderão consumir uma quantidade significativa de tempo de CPU, mesmo se você não os estiver usando ativamente.
*
Um grande número de interrupções. Interrupções são sinais enviados à CPU a partir de dispositivos de hardware, como teclado ou mouse. Quando a CPU recebe uma interrupção, ela pausa tudo o que está fazendo para processar a interrupção. Se você tiver um grande número de interrupções, elas poderão consumir uma quantidade significativa de tempo de CPU.
*
Um driver ou serviço que usa muita CPU. Alguns drivers ou serviços podem usar muito tempo de CPU, mesmo se você não os estiver usando ativamente.
Se você perceber que o processo ocioso do sistema está usando uma grande quantidade de CPU, tente algumas coisas para corrigir o problema:
*
Feche todos os programas desnecessários. Se você tiver muitos programas em execução em segundo plano, tente fechar qualquer um que não esteja usando ativamente. Você pode fazer isso pressionando
Ctrl +
Alt +
Del e clicando em
Gerenciador de Tarefas. No Gerenciador de Tarefas, clique em
Processos guia e clique em
Finalizar tarefa para quaisquer programas que você deseja fechar.
*
Verifique se há atualizações de driver. Se você estiver usando uma versão mais antiga de um driver, isso pode estar causando um grande uso da CPU. Tente verificar se há atualizações de driver e instalar as que estiverem disponíveis.
*
Execute uma verificação de vírus. Às vezes, uma infecção por vírus ou malware pode causar um grande uso da CPU. Tente executar uma verificação de vírus para verificar se há infecções.
Se você tentou todas essas coisas e ainda percebe que o processo ocioso do sistema está usando uma grande quantidade de CPU, considere levar seu computador a um técnico para diagnóstico adicional.