Desde o início de 2000 , coolers tornaram-se parte integrante dos sistemas de computador . Antes dessa época , muitos computadores funcionavam com pouca ou nenhuma refrigeração ativa . O calor gerado a partir de processadores naquele tempo era mínimo comparado com os processadores mais recentes . Os processadores mais rápidos, múltiplos núcleos e chipsets menores fizeram CPUs que podem superaquecer e potencialmente falhar se não for refrigerado adequadamente. Ventiladores de CPU e refrigeradores tiveram muitas melhorias nos últimos 10 anos com novos materiais e desenhos. CPU Fãs
fãs CPU vêm em uma variedade de tamanhos e velocidades. A maioria dos fãs para CPUs variam de um ventilador 40 milímetros para um processador mais velho como um Pentium 3 com uma ventoinha de 120 mm para uma versão mais recente Core 2 Quad atualizado dissipador de calor. Ao olhar para um fã, existem algumas coisas que você deve considerar : pés cúbicos por minuto (CFM) , tamanho e ruído. Fãs maiores normalmente produzem o mesmo cfm a uma velocidade menor e, portanto, o ruído do ventilador será mais silencioso . Uma ventoinha de 120 mm rodando a 1.000 rpm será capaz de arrefecer de forma mais eficaz do que uma ventoinha de 80 mm em execução na mesma velocidade . Para a ventoinha de 80 mm para arrefecer a mesma quantidade , a velocidade deveria aumentar , bem como o ruído . Encontre um fã que irá fornecer desempenho de refrigeração suficiente com a menor quantidade de ruído.
Fãs e dissipadores de calor
a forma mais comum de resfriamento da CPU é um fã montado em um dissipador de calor que é anexado ao processador. O dissipador de calor conduz o calor para fora do processador, enquanto o ventilador sopra ar frio sobre o dissipador de calor. Quanto mais cfm o ventilador produz , melhor será a refrigeração . Dissipadores de calor podem ser feitos de metais diferentes , no entanto , os materiais , tais como cobre e de alumínio são as mais comuns , uma vez que eles são bons condutores térmicos . Em geral , quanto maior for o dissipador de calor , o melhor arrefecimento . O ventilador típico tamanho para um dissipador de calor é de 80 mm. Isso permite que a abundância de fluxo de ar sem ocupar muito espaço em volta do processador.
Passivos Dissipadores de calor
Nem todos resfriamento da CPU exige um ventilador. Enquanto um dissipador de calor padrão usa um ventilador montado para mover o ar sobre as aletas de refrigeração , um dissipador de calor passivo simplesmente usa o ar ambiente para resfriar as barbatanas. Dissipadores de calor passivos são geralmente usados em situações em que o ruído é um fator. PCs de home theater são por vezes equipado com refrigeração passiva para limitar o ruído do PC. Refrigeração passiva não funciona tão bem como um dissipador de calor montado na ventoinha , no entanto, a diferença é a ausência de ruído do ventilador
Liquid Cooling
refrigeração líquida é um. das melhores formas de resfriamento da CPU . Arrefecimento por líquido proporciona excelente desempenho de refrigeração e ruído muito baixo . Instalação de arrefecimento líquido é mais caro e difícil do que para os dissipadores de calor típicas . O processador central está equipado com um pequeno dissipador de calor , que permite que a água passe através de , e a água quente é bombeada de volta a um radiador com um ventilador ligado . Os fãs utilizados na refrigeração líquida são geralmente pelo menos 120 mm de tamanho e executar a baixas rotações para minimizar o ruído . Arrefecimento por líquido funciona como componentes de refrigeração de um motor de carro.
Manutenção na CPU ventiladores e refrigeradores
Começando com Pentium 4 da Intel , a maioria das CPUs tem um recurso de desligamento se o chip começa a superaquecer. Isso ajuda a evitar que o processador arruinada por um ventilador com defeito CPU. A execução de um processador a uma temperatura excessiva irá reduzir muito a vida do processador. Existem muitos tipos de resfriamento da CPU que pode ser usado para impedir que isto aconteça . Para manter o seu processador de superaquecimento, você deve executar a manutenção em uma base regular. Fãs CPU acumular um monte de poeira e detritos durante o uso normal. A poeira e detritos pode bloquear o ar de atingir os dissipadores de calor , e sua CPU pode começar a superaquecer. Limpeza dos fãs e dissipadores de calor com o ar comprimido é uma maneira rápida e fácil de evitar danos dispendiosos para a CPU.