O vínculo entre dispositivos e um computador é que os dispositivos
atuam como mecanismos de entrada e/ou saída para um computador, permitindo que ele interaja com o mundo físico e os usuários. Eles estendem os recursos do computador além de suas funções principais de processamento.
Aqui está um colapso:
*
Dispositivos de entrada: Esses dispositivos enviam dados * para * o computador. Os exemplos incluem teclados, ratos, telas sensíveis ao toque, scanners, microfones, câmeras e controladores de jogos. Eles traduzem ações físicas ou dados em sinais digitais que o computador pode entender.
*
Dispositivos de saída: Esses dispositivos recebem dados * de * o computador e os apresentam ao usuário ou outro sistema. Exemplos incluem monitores, impressoras, palestrantes, fones de ouvido e projetores. Eles traduzem sinais digitais do computador em um formato legível por humanos ou utilizáveis.
*
Dispositivos de armazenamento: Esses dispositivos armazenam dados para e do computador. Exemplos incluem discos rígidos, SSDs, unidades flash USB e armazenamento em nuvem. Ambos são entrada (quando o computador recupera dados) e a saída (quando o computador salva dados).
*
Dispositivos de rede: Esses dispositivos permitem que um computador se conecte a outros computadores e redes. Os exemplos incluem cartões de interface de rede (NICs), roteadores e modems. Eles facilitam a troca de dados entre o computador e os sistemas externos.
Em essência, os dispositivos são a interface entre o processamento interno do computador e o mundo externo, tornando o computador útil e aplicável em uma ampla variedade de contextos. Sem dispositivos, um computador seria uma máquina amplamente inacessível e inútil.