O hardware periférico MIDI refere -se a qualquer dispositivo externo que se conecte a um computador ou outra unidade de processamento central (CPU) via MIDI (interface digital de instrumentos musicais) para enviar ou receber informações musicais. É "periférico" porque é um complemento, não a própria unidade de processamento principal.
Exemplos de hardware MIDI periférico incluem:
* teclados midi: São teclados que enviam dados MIDI para um computador ou outro dispositivo, permitindo que você reproduza instrumentos virtuais ou grave notas MIDI.
*
MIDI Controllers: Eles oferecem botões, faders, botões e outros controles que enviam dados MIDI para manipular parâmetros em sintetizadores de software, amostradores ou DAWs (estações de trabalho de áudio digital).
*
módulos de som midi: São dispositivos independentes que geram sons com base nos dados MIDI recebidos. Eles são menos comuns agora com o poder dos instrumentos de software, mas foram muito prevalecentes mais cedo.
* Máquinas/seqüenciadores de bateria: Eles podem enviar e receber dados MIDI, gerando seus próprios ritmos ou respondendo ao sequenciamento MIDI externo.
*
interfaces de áudio com midi: Muitas interfaces de áudio incorporam portas MIDI, permitindo a conexão de dispositivos MIDI a um computador.
Essencialmente, qualquer coisa que use MIDI para comunicar dados musicais e não é a principal unidade de processamento (como um computador ou sintetizador dedicado) é considerado hardware MIDI periférico.