Os periféricos conectados a um sistema de computador podem ser amplamente categorizados em dois grupos:
1. Dispositivos de entrada: Esses dispositivos permitem que os usuários forneçam dados e instruções ao computador. Alguns exemplos comuns incluem:
*
teclado: Usado para digitar texto, números e caracteres especiais.
*
mouse: Usado para controlar o cursor, clicar e selecionar itens na tela.
*
touchpad: Semelhante a um mouse, mas integrado aos laptops.
*
Scanner: Usado para digitalizar imagens e documentos.
*
webcam: Usado para videoconferência, captura de imagens e fins de segurança.
* Microfone
: Usado para entrada de áudio, como gravar efeitos sonoros de voz ou som.
*
joystick: Usado para jogos e controlar ambientes virtuais.
*
gamepad: Um joystick mais avançado com vários botões e controles.
*
tela de toque: Uma tela que pode responder a toques de dedos, usados em smartphones, tablets e alguns laptops.
*
caneta digital: Usado para escrever e usar telas sensíveis ao toque ou almofadas digitais.
2. Dispositivos de saída: Esses dispositivos apresentam os resultados do processamento de computador para o usuário. Alguns exemplos incluem:
* Monitor
: Exibe imagens, texto e vídeos.
* impressora
: Produz cópias impressas de documentos e imagens.
*
alto -falantes: Som de saída do computador.
*
fones de ouvido: Forneça saída de áudio privado.
*
projetor: Projeta imagens em uma tela grande.
*
plotter: Uma impressora especializada usada para criar gráficos de alta qualidade.
*
Dispositivos de feedback hápticos: Forneça sensações táteis, geralmente usadas em jogos e realidade virtual.
Outros periféricos: *
Dispositivos de armazenamento: Usado para armazenar dados, como discos rígidos, unidades de estado sólido, unidades flash USB e discos rígidos externos.
*
Dispositivos de rede: Permita que os computadores se comuniquem, como roteadores, interruptores e modems.
*
Dispositivos de entrada/saída: Alguns dispositivos servem como entrada e saída, como uma tela sensível ao toque que também pode receber informações através do toque.
Os periféricos específicos usados com um sistema de computador dependem das necessidades e aplicações do usuário. Por exemplo, um designer gráfico exigiria um monitor de alta qualidade, uma caneta digital e um tablet gráfico, enquanto um jogador pode precisar de um mouse de jogos, um gamepad e uma placa gráfica de ponta.