USB, ou Universal Serial Bus, é um padrão para a conexão de periféricos para computadores pessoais. Originalmente inventado e desenvolvido por Ajay Bhatt da Intel, que foi introduzido pela primeira vez em 1996. Hoje, é a interface mais popular para a conexão de periféricos para computadores. O padrão continua a ser desenvolvido e melhorado. Tecnologia USB
USB foi concebido como um mais rápido , mais fácil de conectar e desconectar , e mais fácil de implementar alternativa aos padrões de conexão mais antigos, como a porta serial ou paralela . Cabos USB são constituídos por pares de fios torcidos no interior dos tubos de borracha . Há tipicamente três correntes de fio de direção única para a transferência de dados em massa , e um fluxo de transferência de dados de controle. Conectar dispositivos USB , comunicando com um hub USB, geralmente dentro de um computador pessoal. O centro é responsável por controlar o fluxo de dados entre os dispositivos eo computador.
Versão 1.0
A primeira versão do USB é a versão 1.0 , lançado em 1996. Ele permitiu uma taxa de transferência de dados máxima de 12 Mbps ( megabits por segundo) . No entanto, houve erros na implementação , e apenas alguns 1.0 dispositivos foram produzidos antes de USB 1.1 foi lançado, que fixa os problemas.
USB 1.1
USB 1.1 foi a primeira grande revisão do USB que ganhou grande popularidade. Ele assumiu o mercado , ultrapassando o padrão FireWire /iLink mais rápido devido à da USB menor custo de implementação. USB 1.1 teve duas velocidades: uma conexão de baixa largura de banda para dispositivos como controladores de jogos que operavam a 1.5 mbps , e uma conexão de maior largura de banda para dispositivos como discos rígidos externos que operavam em 12 mbps . Estes são ainda relativamente lento com o padrão USB 2.0, e as transferências de arquivos grandes para unidades externas levou muito mais tempo do que o mesmo processo em uma unidade interna . As velocidades lentas também impediu dispositivos como monitores externos de conexão via USB padrão , devido à baixa largura de banda.
USB 2.0
USB 2.0 foi o próximo lançamento do USB especificação , lançado em Abril de 2000. Oficialmente conhecida como USB " Hi- Speed" , é classificado como mais de 40 vezes mais rápido do que a especificação mais velho 1.1. USB 2.0 tem uma taxa máxima de dados de 480 Mbps , que é cerca de 57 megabytes por segundo. Isso fez com que os discos rígidos externos como viáveis para uso direto como unidades internas. USB 2.0 também usa os mesmos cabos e conexões de hardware como USB 1.1 e mantém a compatibilidade com dispositivos mais antigos . A maioria dos dispositivos USB 2.0 irá funcionar até quando conectado a USB 1.1 hubs, embora eles só podem operar pelo menor 12 mbps USB 1.1 velocidade.
USB 3.0
USB 3.0 é o mais novo padrão para conexões de dados USB. Ele oferece até 400 megabytes por segundo as taxas de dados e mantém a compatibilidade com antigos 2.0 e 1.1 dispositivos . No entanto, para apoiar este novo modo de velocidade , os cabos e conexões teve que ser modificado , de modo que , a fim de transferir dados a uma velocidade mais alta para dispositivos USB 3.0 , novos cabos USB 3.0 devem ser adquiridos.