Monitores de campo distante (FFMs) são alto-falantes projetados para reproduzir som à distância do ouvinte. Em contraste, os monitores de campo próximo são mais barulhentos a curtas distâncias.
A característica distintiva de um monitor de campo distante é que as ondas sonoras emitidas pelo alto-falante são consideradas ondas aproximadamente planas; isto é, as superfícies de fase constante são essencialmente planos paralelos quando o som atinge o ouvinte ou microfone e as frentes de onda são essencialmente planas em toda a área de audição.
FFMs são normalmente usados para aplicações de mixagem, masterização e transmissão. Eles geralmente são colocados a uma distância de 2 a 3 metros (6 a 10 pés) ou mais do ouvinte.
Como os FFMs estão mais distantes do que os monitores de campo próximo, o ouvinte ouve o som depois de interagir com a sala e se misturar com a reverberação natural. Isso pode dificultar a audição de detalhes específicos da mixagem, mas também pode tornar a mixagem mais natural e espaçosa.
Os FFMs normalmente têm woofers e tweeters maiores do que os monitores de campo próximo e geralmente são mais caros. Contudo, eles podem fornecer uma representação mais precisa do som de uma mixagem em um ambiente do mundo real.