Os monitores LCD (tela de cristal líquido) não têm necessariamente melhor resolução do que os monitores CRT (tubo de raios catódicos). Resolução refere-se ao número de pixels exibidos em uma tela, e tanto os monitores LCD quanto os CRT podem atingir altas resoluções.
O equívoco pode surgir porque os monitores LCD se tornaram mais comuns nos últimos anos devido às suas inúmeras vantagens, como serem mais finos, mais eficientes em termos energéticos e produzirem menos brilho em comparação com os monitores CRT. Isto levou à ampla disponibilidade de monitores LCD com resoluções mais altas, fazendo parecer que a tecnologia LCD oferece inerentemente melhor resolução.
Na realidade, tanto os monitores LCD como os CRT podem suportar várias resoluções, e as suas respectivas resoluções máximas dependem dos modelos específicos e das especificações do seu painel ou tubo. Os monitores CRT costumavam dominar o mercado para aplicações de alta resolução, especialmente em ambientes profissionais, mas a tecnologia LCD avançou significativamente e agora pode alcançar resoluções comparáveis ou até mais altas.
Em última análise, a resolução de um monitor depende do painel ou tubo utilizado e não da tecnologia subjacente (LCD ou CRT). Ambos os tipos de monitores podem atingir uma resolução excelente, e a escolha entre eles geralmente se resume a preferências individuais e requisitos específicos de aplicação.