particionar um disco rígido físico em uma ou várias áreas de armazenamento lógico é chamado de particionamento de disco. A unidade particionada pode ser comparado a um armário de arquivo com gavetas. O disco rígido físico é como todo o armário de arquivo, e cada partição é como uma gaveta separada. Em vez de uma grande gaveta para arquivar todos os seus papéis , cada partição funciona como uma gaveta separada que permite a organização de seus dados eletrônicos. Se você tem uma instalação no disco rígido novo, ou estão reconfigurando um disco rígido existente , o particionamento é uma tarefa fundamental que pode otimizar o desempenho , a segurança ea organização de um computador. Tipos de partição
Não pode haver um máximo de quatro partições primárias em um único disco físico. Uma partição primária pode ser marcado como ativo, ou de arranque , e, normalmente, contém o sistema operacional e informações de inicialização . Os três partições adicionais podem ainda ser divididos em partições estendidas para criar unidades lógicas. O número de unidades lógicas é limitado apenas pelo número de letras de unidade disponível . Em um sistema dual-boot , onde mais de um sistema operacional é instalado, cada sistema operacional terá de ser instalado em sua própria partição primária. Alguns sistemas de computadores são instalados com uma partição de recuperação. A partição de recuperação é usado para recuperar o sistema de volta ao padrão de fábrica , no caso de uma falha do sistema ou corrupção de dados.
Organização
Organização dos dados eletrônicos podem ser conseguido através de particionamento de disco. Por padrão , a maioria dos discos rígidos chegar fora da caixa com uma partição englobando todo o disco rígido . Um disco rígido particionado permite ao usuário organizar seus dados em locais de armazenamento separadas para recuperação mais rápida , organização e facilidade de utilização , bem como gavetas em um armário de arquivo . Por exemplo, um único disco poderia conter várias partições rotulados como " Sistema", "Apps " e " Data" . O sistema , ou uma partição de boot, contém o sistema operacional e informações de boot necessário para inicializar o computador e carregar sistemas operacionais, como Windows, Mac OS X ou Linux. Uma partição chamada " Apps" pode ser usado para o ponto de instalação de um aplicativo. Documentos criados pelo usuário e arquivos podem ser armazenados em uma outra partição chamada " Dados".
Segurança
Um disco rígido pode ser particionado para otimizar a segurança e segurança dos dados que ele contém. Os discos podem ser particionado e formatado usando o sistema de arquivos NTFS. NTFS permite a implementação de segurança e permissões de arquivos e pastas individuais , controlando, assim, quem pode acessar dados potencialmente sensíveis. As partições podem ser criadas para backup e recuperação de dados arquivados. Por exemplo , uma divisória separada sobre um segundo disco físico pode ser usada como a unidade de backup . Deve ocorrer a perda de dados na partição de dados , a recuperação pode ser conseguida através da restauração de dados a partir da partição de backup . Separando os arquivos de sistema de aplicativos e arquivos de dados do usuário ajuda a garantir a integridade do sistema operacional arquivos também.
Desempenho
Melhor desempenho do disco pode ser conseguido com o particionamento de disco . Instalando os pagefile.sys , ou arquivo de troca , em uma partição de disco separada pode aumentar significativamente o desempenho. Quando um computador é executado fora de memória física , ele usa o arquivo pagefile.sys como memória virtual. O pagefile.sys é na verdade um arquivo no disco rígido. Trocando a memória do disco rígido é muito mais lento do que usar a memória física real . Mover o arquivo de swap em uma partição separada da partição de boot ou sistema melhora significativamente o desempenho do sistema. Desfragmentar um disco rígido melhora o desempenho geral , eliminando arquivos fragmentados , o que é feito por organizar os fragmentos em segmentos contíguos. Desfragmentar partições de disco menores é mais rápido do que a desfragmentação , grandes partições individuais. Outra dica de otimização para partições de disco é o uso de FAT32 para partições de disco menores. O sistema de arquivos FAT32 é mais rápido do que uma partição NTFS, embora não tão seguro. Se a velocidade é mais importante do que a segurança , optar por um sistema FAT32. A partição do sistema pode ser formatado em FAT32 para a velocidade, enquanto partições que contenham dados sensíveis, tais como a partição "Dados" são formatados com NTFS - . Otimizando assim partições através do equilíbrio entre segurança e velocidade
Criando uma partição
Os discos rígidos podem ser divididos usando vários métodos. O utilitário de linha de comando do MS -DOS " fdisk " é usado para visualizar, criar e apagar partições do Windows e DOS. A maioria dos discos de inicialização do sistema operacional contêm fdisk ou um utilitário semelhante para particionamento de disco. A ferramenta "Gerenciamento de Disco " do Windows é um utilitário de interface gráfica projetada para particionamento de disco no ambiente Windows . Sistemas Mac usar um utilitário de particionamento de disco chamado de " Utilitário de Disco ". Distribuições Linux e Unix têm o seu próprio conjunto de utilitários de particionamento , incluindo utilitários de interface gráfica do usuário e opções de linha de comando como o fdisk. Linux /Unix fdisk não é a mesma utilidade que DOS fdisk. Software de terceiros e utilitários projetados especificamente para a gestão e criação de partições de disco existem também.
Cuidado
Criação ou exclusão de partições irá apagar todos os dados que existem no disco . O cuidado deve ser tomado para fazer backup de todos os dados antes de criar , excluir ou modificar as partições existentes que podem conter dados. Alguns sistemas de criar uma partição de recuperação que podem ser ocultados. Cuidados devem ser tomados para não remover esta partição a menos que você tem as ferramentas eo conhecimento para recuperar o sistema sem ele.