terminologia computador pode parecer tão atolada em " sopa de letrinhas ", com o uso extensivo de siglas , que é difícil separar o que é o quê. Este é o caso quando se comparam as unidades de disco de CD /DVD - escrevendo ópticos. Em 2011, há dois métodos principais de conectar essas unidades para computadores modernos. SATA
SATA (Serial Advanced Technology Attachment , pronuncia-se " dizer - ta" ) , lançado em 2001, é o mais recente dos dois. Houve três versões : SATA Revision 1.0 , o que permitiu uma taxa de transferência máxima (taxa de transferência de dados) de 1,5 gigabits por segundo; Revisão 2.0 , o que aumentou a taxa de transferência máxima de 3 gigabits por segundo , e Revisão 3.0 , o que aumentou ainda mais a máxima throughput para 6 gigabits por segundo.
IDE
IDE (Integrated drive Electronics ) foi introduzido em 1986, e dispositivos IDE ainda são encontrados em computadores mais antigos . A tecnologia utilizada na IDE, ATA ( Advanced Technology Attachment ) , foi renomeado PATA ( Parallel Advanced Technology Attachment ) . Drives IDE operar em 16, 33 , 66, 100 ou 133 megabytes por segundo.
SATA vs IDE
SATA tem uma vantagem óbvia na velocidade operação de transferência de dados , como disco - escrita. Para colocá-los em unidades comparáveis , a versão mais lento SATA opera a um máximo de 187,5 megabytes por segundo , o que é cerca de 41 por cento mais rápido do que os dispositivos IDE mais rápidos . SATA tem substituído IDE.