? RAID ou matriz redundante de discos independentes , não é um tipo de disco rígido , mas sim um tipo de configuração de disco rígido no qual os dados são copiados entre ou espalhados por várias unidades de uma só vez . Configurações RAID são configurados através do BIOS da placa-mãe , por isso, uma placa-mãe compatível com RAID é necessário para uma configuração bem-sucedida . Os discos rígidos de qualquer tipo pode ser utilizado em um sistema RAID , embora , por razões de desempenho os melhores resultados são obtidos usando discos com a mesma especificação e do mesmo fabricante . Existem várias configurações RAID para escolher, cada um designado com um número diferente. RAID 0 e 1
Os tipos mais comuns de RAID usados em PCs domésticos e de escritório são RAID 0 e RAID 1 . Em um sistema RAID 0 , os dados são distribuídos em dois ou mais discos . Isso significa que ele pode ser escrito e lido mais rapidamente , já que o sistema pode acessar vários discos ao mesmo tempo. Mas, se uma unidade falhar , em seguida, todos os arquivos serão perdidos. O espaço em disco disponível é tanto como a menor unidade na matriz .
Em uma configuração RAID 1 , os dados da unidade principal é copiado para uma ou mais secundárias. Neste cenário existe um ligeiro efeito negativo sobre o desempenho , já que cada arquivo é gravado duas vezes, mas se um disco for danificado em seguida, os dados podem ser recuperados a partir dos outros. Todos os discos de um RAID 1 deve ser de tamanho idêntico .
Outros tipos de RAID
Há muitos tipos diferentes de configuração do RAID , mas a maioria deles em construir os conceitos básicos de " striping ", ou espalhar arquivos em vários discos , e " espelhamento ", ou a duplicação de arquivos , como nos 1 configurações RAID 0 e RAID . Outras configurações RAID construir sobre estes princípios de incorporar mais unidades, melhor redundância de dados e melhoria de erros e verificação de paridade . RAID 5 , por exemplo, combina as características de RAID 0 e RAID 1 para melhorar o desempenho e fornecer cópias de segurança de dados imediatos.
RAID Setup
Uma configuração RAID pode ser configurado usando uma placa-mãe compatível com RAID eo número necessário de discos rígidos. Cada um deve ser instalado internamente e requer uma conexão de dados com a placa e uma conexão de energia para o PSU . Com o hardware no lugar, RAID pode ser ativada via a tela da BIOS para que a configuração relevante é definido antes do início do Windows. Tanto quanto os aplicativos instalados estão em causa, muito poucas mudanças . Instruções de instalação completos podem ser obtidos a partir do manual da placa mãe ou no site do fabricante .
RAID em uma rede
configurações RAID são comumente usados em armazenamento anexado à rede , ou NAS, unidades disponíveis para todos os computadores em uma rede doméstica ou de escritório. Essas unidades são normalmente conectados diretamente ao roteador onde outros PCs e dispositivos possam acessá-los facilmente , e com uma configuração múltipla unidade RAID uma unidade com falha pode ser substituído rapidamente , sem qualquer perda de dados. Atualizando o espaço em disco no NAS também é mais simples, porque as outras unidades podem armazenar arquivos temporariamente, enquanto um dos discos está sendo trocada .