De seus laptops de consumo aos seus postos de trabalho high-end , a Apple foi a transição de sua linha Macintosh a um multi- processador e programação multi-core . A partir de 2009 , quando os processadores Nehalem quad core da Intel foram extintos na linha de desktops iMac , a Apple se gabava um aumento de desempenho de 100 por cento em comparação com processadores dual core anteriores. Reais aumentos de desempenho , no entanto, variam de acordo com sistema e tarefas, eo benefício máximo de sistemas multi-core somente será realizada uma vez os desenvolvedores de aplicativos tirar proveito das novas tecnologias.
processador do computador
História
Até recentemente a velocidade do clock do processador , avaliado em megahertz ou gigahertz , foi considerado um indicador de chefe de velocidade geral do sistema. Esta classificação tornou-se menos útil quando a Apple lançou o Mac OS X , porque o sistema operacional poderia lidar melhor com múltiplos processos simultâneos. Com esse avanço , espalhando tarefas para múltiplos processadores , ou núcleos , aumentou muito a velocidade ea confiabilidade do sistema. Em meados de 2005, a indústria de microprocessadores já estava tendendo para mais lentas, processadores multi-core que residem no mesmo chip.
Os fatos
Há uma série de diferenças entre um único processador com quatro núcleos , e dois processadores dual core . Cada um tem o mesmo número total de núcleos , mas as diferenças significativas começam a aparecer no seu desempenho e requisitos de energia . Melhores sistemas de ônibus, sistemas de memória e uma distância física menor entre núcleos de permitir que os processadores quad core para computar os dados mais rapidamente do que dois processadores dual core separados em aplicativos otimizados . Processadores quad core Simples também pode criar menos calor e requer menos energia do que os processadores múltiplos , o que deve torná-los mais adequados para computação portátil .
Significado
usuários de Mac vai notar benefícios de processadores quad core de duas maneiras: conservação de energia em portáteis e aumento da velocidade de processamento em aplicativos otimizados . Codificação , renderização e aplicações científicas mostram que a maioria benefício velocidade dos processadores multi-core. Para um usuário de Mac para experimentar os ganhos de desempenho em ambos os quad core e vários sistemas dual core , as aplicações devem ser escritas para apoiá-los , caso contrário, eles vão continuar usando um processador (ou núcleo ) e ignorar o resto .
Avanços
com o 2009 lançamento do Mac OS X 10.6 Snow Leopard, a Apple apresentou um novo conjunto de protocolo para os desenvolvedores para tirar proveito de múltiplos processadores e núcleos. O Grand Central Dispatch atua como um hub centralizado para distribuir processos para todos os núcleos disponíveis , permitindo teoricamente melhor desempenho global. Tecnologias como estas irão ajudar na transição de e para adoção de sistemas multi-core.
Considerações
Desde Mac OS X 10.6 foi re-projetado para utilizar múltiplos núcleos , os usuários devem notar um aumento de velocidade , bem como benefício adicional de gerenciamento de energia do quad core . Muitas aplicações cotidianas , incluindo processamento de texto, e-mail , navegação na web , não foram reescritos para utilizar plenamente a presença de múltiplos processadores (Dual ou quad core ) . Isso resultará em pouco ou nenhum aumento de velocidade perceptível.