? Sistemas de armazenamento em camadas também são chamados Hierarchical Storage Management . Ele aloca mídia de armazenamento mais rápido aos dados acessados com freqüência , movendo-se a massa de dados em dispositivos mais baratos, e armazenamento de dados raramente acessados em unidades ópticas ou de fita. Os três níveis de acesso são chamados de camadas, com tier 1 sendo o sistema de armazenamento de alta velocidade para dados acessados com freqüência . Necessidade
O escritório rede tradicional deu a cada usuário um PC no qual trabalhar, e um servidor de arquivos central de referência. Então veio bancos de dados relacionais centralizados , seguido de perto por sistemas Enterprise Resource Planning . Apesar de centralizar os dados inicialmente remove duplicação e economiza espaço , a proximidade dos dados de várias fontes convida análise e modelagem. Modelos gerar relatórios. É da natureza humana querer armazenar relatórios e os resultados da consulta para a comparação e distribuição. Embora o armazenamento centralizado reduz os requisitos de armazenamento inicialmente , que a vantagem é rapidamente corroído pela necessidade de reformatá-lo , armazená -lo novamente, representá-lo em um meio diferente e armazená-lo novamente. Sistemas de acesso de armazenamento de alta velocidade são caros. Armazenamento em camadas é uma tentativa de classificar a importância dos dados em uma empresa
HSM
sistemas HSM são guiados por programas controladores; . Dado algumas preferências corporativas , o HSM notas do controlador de dados e rapidamente categoriza -lo em três grupos. Nível 1 de armazenamento torna-se quase como um cache, com o programa HSM trocar dados entre nível 1 e nível 2 de armazenamento como a popularidade de cada peça de alterações de dados . O grupo de nível 2 acaba sendo muito maior do que o nível 1 . Tier 3 é geralmente realizada em uma unidade de fita e é um passo de arquivado.
Envelhecimento dados
de hoje tier 1 se torna de amanhã nível 2 . Grande parte dos dados regularmente acessados em uma organização consiste de transações diárias, tais como detalhes de vendas individuais , faturas correntes, pagamentos . Ao final do mês essas transações têm trabalhado seu caminho através do sistema, e são apenas de interesse como dados agregados para as contas mensais. Vendas mensais do ano passado podem ser acessados ocasionalmente para análise de vendas , mas as transações individuais do ano passado estaria na unidade de fita, porque eles não são susceptíveis de ser acessado.
Futuro
O futuro do armazenamento em camadas é difícil de prever . Por um lado, a mídia de armazenamento mais caro usado para tier 1 de armazenamento se torna mais barato todos os dias, enquanto o nível 2 hardware de armazenamento se torna mais eficiente , aproximando-se o desempenho de tier 1 hardware. Isso indica que há em breve poderá ser pouca diferença entre nível 1 dispositivos de armazenamento e nível 2 dispositivos de armazenamento , fazendo com que toda a comutação de dados entre os dois níveis de uma sobrecarga desnecessária . Por outro lado , o carro em direção a "virtualização" remove todas as capacidades de armazenamento local e requer armazenamento mais central. "A virtualização ", a utilização de " thin-clients ". Estes são pouco mais do que consoles que acessam um servidor de aplicação central. Eles não têm processador e não de armazenamento. "Cloud computing " estende a virtualização através da Internet. Sistemas de ERP que permitem aos clientes e fornecedores para fazer login no sistema e acompanhar seus pagamentos ou entregas requerem dados mundanas , a ser realizada em um formato apresentável , que ocupa mais espaço . Uma massa cada vez maior de dados centralizados pode exigir mais de classificação para ser gerenciável , e armazenamento em camadas para que possa tornar-se ainda mais importante no ambiente corporativo .