Serial- ATA , ou SATA , é a interface usada para conectar um disco rígido ou unidade óptica à placa-mãe do computador , oferecendo muitas melhorias ao longo do paralelo ATA ou PATA, interface usada anteriormente . As interfaces PATA necessário quarenta pinos , para acomodar a linha omnibus de dados de 16 bits e diferentes sinais de controlo . Interfaces SATA tem apenas sete pinos , transmissão de dados em um formato de série ao longo de dois pares de condutores , levando a mais finos cabos, mais baratas , mais fáceis de rota dentro do PC. A interface SATA
Como discos rígidos tornam-se mais rápido, eles são capazes de transferir dados mais rápido do que o permitido pela interface PATA, criando um gargalo no sistema. Projetado para permitir transferências de dados mais rápidas e manter-se com os dispositivos de armazenamento mais recentes , a interface SATA passou por uma série de revisões para melhorar as suas especificações. A primeira revisão SATA , 1.0, tinha uma velocidade máxima de transferência de 1,5 Gbit /s, ou em torno de 150 MB /s em uso. Interfaces SATA segunda revisão dobrou a taxa de transferência de 3 Gbit /s, e introduziu comando nativo de enfileiramento para melhorar o desempenho . Interfaces SATA terceira revisão dobrou em velocidade mais uma vez, a 6 Gbit /s por segundo , eo uso necessário com as últimas unidades de estado sólido , que são mais rápidos do que os discos rígidos mecânicos .
Conexão SATA
controladores PATA permitidas duas unidades por interface , usando um cabo com dois conectores em uma extremidade , um para cada unidade. Uma unidade foi configurado como o mestre, eo outro como slave, usando jumpers no disco rígido . Em um sistema SATA , cada unidade tem sua própria interface dedicada, por isso não há necessidade de configuração . Motherboards muitas vezes têm 2-8 conectores SATA disponível, permitindo que você conecte um número de unidades. Adicionando uma placa controladora SATA permite que você adicione drives SATA extras se necessário.
SATA Data Connector
O conector de dados SATA é em "L" , assegurando que você não pode conectá-lo na posição incorreta . O conector tem sete pinos no total, com pinos -1, 4 e 7 em conexões de aterramento , pin- 2 e pin- 3 como de transmissão + e transmitir - , e pin -5 e pin- 6 como receber - e receber + . SATA utiliza sinalização diferencial , de modo que pares de fios são utilizados para transmitir e receber dados para ajudar a eliminar a interface . Como o conector SATA é muito menor que o conector de quarenta pino PATA , é mais fácil para inserir em um caso apertado e não obstruir o fluxo de ar devido à largura reduzida.
SATA Conector
O conector de alimentação SATA tem quinze pinos , e como o conector de dados , é em forma de L - para garantir a inserção correta. Os suprimentos de cabos de potência tensões de 3,3 V, 5 -V e 12 V, com três pinos para cada tensão , eo resto dos pinos atuando como conexões de aterramento . Isso substitui o conector Molex de quatro pinos utilizados por unidades PATA . Usando três pinos para cada tensão permite que o cabo de fornecimento da unidade com mais corrente , como um único conector poderia ser sobrecarregado . Adaptadores estão disponíveis para converter o conector de alimentação PATA para o formato SATA , mas estes geralmente não podem fornecer 3,3 volts a menos que tenham eletrônica extra. Como resultado , a maioria dos fabricantes de unidades não usar a conexão de 3,3 volts .