Desde o desenvolvimento do computador pessoal , padrões de interface surgiu para permitir que os usuários e fabricantes de computadores para conectar discos rígidos e outros dispositivos para expandir o armazenamento de dados. Uma interface de disco rígido - o Advanced Technology Attachment , ou ATA , padrão - desenvolvido a partir do Dispositivo Integrado anteriormente Electronics, ou IDE, padrão. ATA padrão
O padrão ATA para conectar dispositivos a um computador inclui especificações para conexões físicas entre os dispositivos , os comandos para controlar os dispositivos e protocolos para envio e recebimento de comandos e dados sobre as conexões. Ultra ATA/100 e Ultra ATA/133 referem-se às duas últimas gerações da norma. ATA/100 também é conhecido como ATA - 6 , ou a sexta geração do padrão ATA , enquanto ATA/133 refere-se ao ATA - 7 , ou a sétima geração . Ambos os dados de transferência em paralelo sobre suas interconexões e são muitas vezes referidos como PATA .
Diferenças
A principal diferença entre o Ultra ATA/100 e os padrões ATA/133 é a velocidade máxima , teórico de transferência de dados. O rótulo de "100" ou " 133" refere-se à velocidade de transferência de dados máxima teórica sobre os cabos ATA em megabytes por segundo.
Semelhanças
A dois padrões são muito semelhantes , e dispositivos concebidos para um padrão normalmente funcionará no outro. Ambos usam cabos de 80 condutores para reduzir a interferência de sinal ao longo dos cabos durante o uso, e utilizar DMA - acesso direto à memória - modos de se comunicar diretamente com outros dispositivos conectados ao computador , melhorando o desempenho de transferência de dados . Ambas as normas também fornecem suporte , introduzido em versões anteriores , para capacidades de disco rígido mais de cerca de 137 GB.
ATA -7 e SATA
Além do Ultra ATA /interface de 133, o padrão ATA -7 define um tipo de conexão serial para dispositivos de armazenamento , conhecido como SATA . Como ATA/133 e SATA utilizam diferentes interconexões , compatibilidade requer o uso de chips de ponte . Interconexões SATA já substituiu o padrão PATA-ATA/133 , por causa do potencial para velocidades de transferência de dados mais altas.