computação reconfigurável é um desenvolvimento relativamente novo na tecnologia de computação. O conceito de computação reconfigurável foi inicialmente proposto por um pesquisador da Universidade da Califórnia, em Los Angeles na década de 1960 , no entanto, as aplicações práticas da computação reconfigurável tem sido relativamente lento na captura de computação up.Reconfigurable é baseado na idéia de que um chip de hardware pode ser reprogramado para ser utilizado por várias aplicações , aumentando assim o custo e eficiência do chip . Motivação para a computação reconfigurável
dispositivos de computação tradicionais caem em duas categorias .
Application Specific Integrated Circuits , também conhecido como ASICs , são dispositivos que são projetados para executar um aplicativo específico. Um exemplo de um ASIC é o processador em um celular : ele é projetado para executar um conjunto específico de tarefas pré-determinadas. ASIC é capaz de executar aplicações de forma rápida e são geralmente usados em uma variedade de dispositivos electrónicos . No entanto , uma das principais desvantagens de um ASIC é que ele não pode ser reprogramado para ser utilizado numa outra aplicação . Por exemplo , o processador em um telefone celular não pode ser programado para reutilização como um monitor de freqüência cardíaca.
Dispositivos de computação de uso geral , também conhecidos como microprocessadores, se encontram na outra extremidade do espectro. Microprocessadores pode ser programada pelo software e são capazes de realizar uma vasta gama de funções e aplicações . No entanto , esta flexibilidade pode vir à custa da velocidade . Desde microprocessadores são projetados para executar uma gama de aplicações, que muitas vezes pode até superado por ASICs na velocidade.
Noções básicas de computação reconfigurável
computação reconfigurável é um híbrido destes duas abordagens . Ela combina a velocidade de um ASIC , com a flexibilidade de um microprocessador . Dá desenvolvedores de aplicativos a capacidade de escrever um programa, faça o download para um chip de hardware e alavancar os benefícios de ter um hardware dedicado rodando sua aplicação .
O benefício adicional , porém, é que o chip hardware agora pode ser reutilizado para outro aplicativo. Por exemplo, ele pode funcionar como um dispositivo de GPS em um tempo e um processador de câmera digital em uma outra ocasião .
Essa reutilização é conseguido através do uso de hardware especial conhecido como Field Programmable Gate Arrays ( FPGA ) . FPGAs são dispositivos de hardware cuja funcionalidade pode ser reconfigurado por desenvolvedores de aplicativos com base no tipo de aplicação desejada.
Vantagens de Computação Reconfigurável
computação reconfigurável tem várias vantagens sobre computação tradicional . Dispositivos de computação reconfiguráveis estão cada vez mais sendo usado para a execução de aplicativos de computação intensiva . Porque hardware FPGA é construído sob encomenda , é para as necessidades exatas e especificações da aplicação aperfeiçoá-lo . Isto fornece um impulso substancial na eficiência e rapidez. Na verdade , os computadores reconfiguráveis desempenhar um papel de destaque na indústria de computação de alto desempenho .
Como os dispositivos de computação reconfiguráveis podem ser reprogramadas para diferentes aplicações, que proporcionam uma vantagem significativa sobre o custo ASICs tradicionais. O mesmo chip pode ser reutilizada para uma outra aplicação secundário que convencionalmente seria necessária uma segunda ASIC único. Reduzir o número de ASICs distintas em um dispositivo eletrônico também reduz o tamanho total do dispositivo , tornando-o mais barato para projetar e fabricar.