? A Intel Corporation tem sido um líder da indústria na área de design de microprocessadores e de produção desde o final da década de 1970. De seu início modesto , com o processador 8080 para os atuais 2.009 Core i7 processadores quad core , a Intel tem firmemente definir o padrão de microprocessadores. Famílias de processadores como o Celeron , Pentium D e dual core ( muitas vezes referida como o Core 2 ) fizeram uma impressão duradoura, tanto em termos de acessibilidade e poder de processamento. Por causa de sua diversidade e variedade de aplicações, é importante que os usuários a entender as diferenças entre essas famílias de processadores. Função
O Pentium D e processadores dual-core são processadores multicore , que, juntamente com o Celeron , ajudaram a pavimentar o caminho para a computação de 64 -bit . Estes três processadores são projetados para computação multiuso geral, e todos os três foram direcionados para o mercado doméstico de computação consumidor. Com os conjuntos de instruções de 64 bits e suporte para tecnologias como a MMX e SSE, estes processadores funcionam significativamente melhor do que os seus predecessores em matéria de execução de multimídia.
Cronograma
a primeira libertação destes três famílias foi a Celeron inicial em 1998 . Os Pentium D e Core 2 foram lançados em 2005 e 2006 , respectivamente. O Pentium D não é mais fabricado pela Intel como seu sucessor, o processador dual-core, tem tido sua quota de mercado . No entanto, o Celeron ainda vê as vendas e melhorias de arquitetura , uma vez que é baseado em um projeto do núcleo diferente e processo de engenharia . O processador dual-core foi sucedido em 2008 pelo processador core Intel Core i7 Quad . No entanto, o dual core ainda goza de uma quota de mercado respeitável e ainda está em produção .
Intel Celeron
A Intel Celeron foi inicialmente lançado em abril de 1998 . Este processador utilizado uma arquitetura de núcleo significativamente diferente e foi introduzido no mercado como um processador de orçamento para competir ao lado da família Pentium . Inicialmente , o processador Celeron foi lançado com arquitetura de 32 bits . No entanto, com o lançamento da revisão Celeron D, que já viu extensões de instrução de 64 bits e até mesmo uma incursão na fabricação dual-core em certas soluções de computação móvel. O sucesso do processador Celeron era tão grande , na verdade, que ele sobreviveu ao Pentium , a sua one-time companheiro de chapa , nos mercados em que prevê poder de processamento a um preço muito reduzido .
< Br > Pentium D
O processador Pentium D foi lançado em 25 de maio de 2005. Este foi o primeiro processador multicore da Intel a ser lançado para o mercado consumidor . Ressalta-se ressaltar que, embora o Pentium D é um processador dual -core pelo nome , não foi visto até por design. Enquanto o Pentium D tinha dois núcleos , eles não estavam ligados de alguma forma fora de uma cache L2 externa. O Pentium D apoiou a arquitetura NetBurst e instruções de computação de 64 bits.
Primeira verdadeira oferta Dual Core
da Intel dual- core foi a linha Core 2 Duo de processador arquiteturas, assim chamado para significar que os núcleos de fato funcionar como um duo com o hardware interno que liga os núcleos físicos . O Core 2 Duo foi lançado em 2006 e ainda goza de uma quota de mercado impressionante a partir de 2009 . Eventualmente , a Intel lançou uma versão quad core das ofertas de processador de núcleo 2 , mas optou por manter o esquema de nomenclatura Core 2 devido aos processos de fabricação semelhantes arquitetônicos. O próprio núcleo duplo foi sucedido por i7 família de processadores Intel Core , que foi lançado no quarto trimestre de 2008. Embora esses novos processadores apresentam melhorias significativas de desempenho ao longo do projeto Core 2 , o Core 2 ainda é fabricado e vai tomar o lugar do Celeron como intérprete orçamento, os preços continuam a cair em favor do Core i7 .
< Br >