Embora os computadores como os conhecemos hoje são muito invenções modernas , elas foram quase as primeiras ferramentas projetadas para ajudar os seres humanos com problemas e procedimentos complexos. A história de dispositivos computacionais feitas pelo homem começa muito antes da história registrada , e continua inabalável hoje. Enquanto a história completa de dispositivos computacionais é extremamente vasta , há vários importantes pontos de viragem históricos que dão um esboço de seu desenvolvimento. Origens
Os primeiros dispositivos computacionais , entre os quais o ábaco é mais conhecidos , eram completamente dependentes de manipulação humana , e foram , de certa forma , um pouco mais do que a AIDS mental para aqueles que fazem os cálculos reais . Estes antigos , computadores manuais, apesar de bruto para os padrões modernos de computação , desempenhou um papel importante no desenvolvimento humano de ferramentas matemáticas .
Não só o ábaco , a invenção do que pode ser datado de 2.700 aC no império sumério , desempenham um papel importante na evolução de dispositivos computacionais , mas ainda está em uso difundido hoje, especialmente na Ásia.
Astronomia
A invenção e proliferação da computação mecanizada foi devido em grande parte à astronomia. O mecanismo de Antikythera , por exemplo, foi projetado para manter o controle dos movimentos das estrelas e planetas. O mecanismo foi datado do primeiro século antes de Cristo , tornando-se o computador analógico mais antigo conhecido .
Astrônomos continuou a contribuir para a computação por centenas de anos . Por exemplo , o matemático Al- Jazari inventou um astrolábio em 1206 , conhecido como o Relógio Castle, que é o primeiro conhecido computador programável . A capacidade de alterar as configurações de um computador sem abri-lo e mexer com as engrenagens era , na época, revolucionário.
Motores Diferença
motores de diferença , que foram concebidos pela primeira vez pelo matemático britânico Charles Babbage no século XIX, eram, em muitos aspectos, o primeiro dispositivo de computação moderna. Motores de diferença eram dispositivos dedicados exclusivamente para a resolução de problemas matemáticos , ao contrário de astrolábios e relógios mecânicos .
Motores de diferença foram essencialmente manivela potência calculadoras , capazes de adição, subtração, multiplicação e divisão. Usando estas quatro funções , um matemático experiente poderia usar o projeto de Babbage para resolver muito mais complicado tipos de matemática , tais como trigonometria.
Infelizmente , o próprio Babbage nunca chegou o financiamento para realmente completar a construção de uma de suas próprias máquinas . No entanto, suas teorias e projetos fazem suas contribuições para a ciência da computação enorme.
Dispositivos Eletrônicos
Enquanto o primeiro dispositivo computacional eletrônico foi provavelmente um motor de diferença elétrico-motorizado , os potenciais de computação eletrônica não foram totalmente aproveitado até os anos 1950 , quando a IBM desenvolveu uma linha de máquinas de tabulação controlados punch- cartão . Estas máquinas foram utilizados principalmente pelo governo, tanto para triagem e armazenamento de dados .
Popularização
Durante as próximas décadas , como cartões perfurados foram substituídos por teclados , imprimir -outs foram substituídos por monitores e computadores tornaram-se menores , mais barato e mais potente , era inevitável que os dispositivos computacionais eletrônicos se tornaria mais generalizada.
Hoje, os computadores são uma parte integrante de quase todas as facetas da indústria , medicina, ciência e comunicação. Eles também são muito superiores à tecnologia disponível 50 anos atrás. Por exemplo, o UNIVAC I, que foi usada pela primeira vez no início de 1950 , pesava £ 29.000 , para cima de custo de US $ 1,5 milhões, e pode realizar cerca de 2.000 cálculos por segundo. Em comparação, um computador em casa moderna, com um processador de 3,0 GHz pode executar mais de 42 bilhões de cálculos por segundo.