Uma vez limitado a aplicações militares e espaciais, computadores embarcados agora são encontrados em quase todos os dispositivos eletrônicos , de auto-rádios para cafeteiras. Computadores incorporados passaram de pesando 70 quilos e custam milhares de dólares em 1960 para um peso inferior a um grama e que custa menos de um dólar em 2010. Computadores embarcados vai continuar a encontrar novos usos como os avanços na tecnologia de semicondutores diminuir o custo eo tamanho dos chips de computador. O primeiro computador incorporado
Um dos primeiros sistemas de computadores embarcados foi o computador de orientação Apollo , que orbitou a Terra em Apollo 7 em 1968 e foi usado durante o primeiro pouso na Lua em 1969 a bordo da Apollo 11 eo módulo de pouso lunar. O Aeronautics and Space Administration Nacional informa que o computador de orientação Apollo pesava cerca de 70 quilos.
O microprocessador é nascida
Em 1971 , a Intel lançou o processador Intel 4004, o mundo primeiro microprocessador disponível comercialmente , de acordo com Embedded.com . O Computer History Museum relata que o Zilog Z80 eo Motorola 6800 foram introduzidos nos anos 70. Com a disponibilidade comercial de microprocessadores , o palco estava montado para a revolução do computador e sistemas embarcados estavam atingindo a viabilidade de produção em massa .
Outro marco para computadores embutidos na década de 1970 foi a introdução do primeiro microcontrolador , que é um microprocessador com memória e periféricos construídos em um único chip . O Intel 8048 foi o primeiro microcontrolador disponíveis comercialmente no mundo .
Os anos 80
Em 1980, a Intel lançou o 8051, uma arquitetura de Harvard , single-chip microcontrolador. Os 8051 e seus descendentes tornaram-se uma das famílias de microcontroladores mais utilizados . Os anos 80 também viu melhorias dramáticas na capacidade de memória, sistemas operacionais e desenvolvimento de software ferramentas como compiladores.
Os anos 90
reprogramação freqüente de computadores embarcados durante o desenvolvimento e testes, e, ocasionalmente, em produtos acabados , é comum. Tecnologias anteriores geralmente se limitavam a ROM gravação de uma só vez ou UV PROMs apagáveis , o que fez a reprogramação pesado e lento. Em 1993, introduziu um microcontrolador Microchip com EEPROM , que é eletricamente apagável , então o software pode ser alterado sem ter que usar uma peça nova ou esperar por um ciclo de luz UV apagar. Em 1997, Atmel introduziu um microcontrolador com memória de programa flash, o que torna ainda mais fácil a reprogramação , eliminando a necessidade de programação especial ou tensões apagando .
Computadores embarcados Desde 2000
desde 2000, o desenvolvimento de software para computadores embarcados tornou-se mais disciplinado com o advento de ferramentas como a linguagem de modelagem unificada .
Em 2010, Atmel anunciou a disponibilidade de menor microcontrolador do mundo. O pacote UDFN 8 -pad, usado em dispositivos ATtiny , é de 2mm x 2 milímetro x 0,6 milímetros e pesa apenas 8 mg . Com tamanho e diminuindo o poder de processamento cada vez maior , o uso de computadores embarcados vai continuar a expandir-se para novas áreas.