? Enquanto supercomputadores compartilham algumas características com os computadores de mesa e laptops , que processam dados a uma taxa muito mais rápida. É por isso que os supercomputadores são usados frequentemente para calcular grandes quantidades de dados para fins científicos e governamentais . O primeiro supercomputador apareceu na década de 1960 -, mas 50 anos mais tarde seria considerado menos poderoso do que a maioria dos computadores de mesa no mercado consumidor. A finalidade principal
Supercomputadores são usados para uma variedade de tarefas , incluindo a previsão do tempo, trabalhos de pesquisa de petróleo, animação gráfica, análise cripta, modelagem molecular, o trabalho de investigação nuclear e muito mais. Um supercomputador muitas vezes é projetado para uma única finalidade , em comparação com um computador de grande porte , que é projetado para várias finalidades. Supercomputadores buscar o seu nome devido à rapidez com que pode processar cálculos. Estes cálculos são feitos rapidamente, devido ao número de processadores no interior do equipamento . Por exemplo, o supercomputador Anton, introduzido pela primeira vez em 2008, incorporou 512 processadores especializados - todos operados ao mesmo tempo . Várias empresas desenvolver supercomputadores , incluindo IBM, HP e Cray .
Breve História
O primeiro supercomputador foi introduzida em 1964 pelo Comité de Controlo Data Corp e era conhecido como o CDC 6600 . Quando foi lançado pela primeira vez , o CDC 6600 foi três vezes mais rápido que o IMB Stretch, que tinha sido o computador mais poderoso no que diz respeito a velocidade até aquele ponto . O CDC 6600 utilizou 10 processadores periféricos , todos ligados a um processador central . O processador central, tinha a capacidade de processar 3 milhões de instruções por segundo ( MIPS ) . Inúmeros avanços melhoraram a velocidade do supercomputador , desde a sua introdução , incluindo o acesso não-uniforme de memória ( NUMA) , sistemas de arquivos paralelos e refrigeração líquida . A partir da data de publicação , os supercomputadores pode processar trilhões de instruções por segundo.
Supercomputadores no trabalho
Supercomputadores são utilizados por várias agências governamentais, incluindo a Interno da Receita Federal , a Agência de Defesa Nacional, o Serviço Meteorológico Nacional e outras agências que exigem altos níveis de manipulação de dados. O Serviço Meteorológico Nacional usa supercomputadores para prever e analisar os padrões climáticos globais. Supercomputadores também têm sido utilizadas para simular a detonações nucleares da bomba para determinar o impacto que terá uma região em particular. A comunidade científica também se beneficia de supercomputadores. O supercomputador Anton foi usado para simular " o comportamento de grandes moléculas biológicas " em 2010 de acordo com a Engenharia Química e News.
Considerações
Supercomputadores continuar a avançar, e aqueles considerados " mais poderosas " décadas atrás são agora obsoletos no mundo da supercomputação. De acordo com Thomas E. Beach, Ph.D. da Universidade do Novo México , o computador de mesa médio em 2004 tinha mais poder de processamento do que o CDC 6600 e outros supercomputadores iniciais. Em suma, todas as formas de computadores e processadores de continuar a avançar no que diz respeito à velocidade de cálculo, e que é considerado avançado , hoje, não pode ser assim vir amanhã .