Praticamente todas as organizações que usam computadores usam armazenamento de disco magnético de alguma forma, embora muitas vezes indiretamente através de serviços em nuvem. Os discos magnéticos (unidades de disco rígido ou HDDs) ainda são uma parte fundamental de muitos sistemas, mesmo que nem sempre sejam diretamente visíveis para o usuário final.
É impossível listar todas as organizações, mas aqui estão alguns exemplos de * tipos * de organizações que dependem muito do armazenamento de disco magnético:
*
data centers: Estes são a espinha dorsal dos serviços em nuvem e o armazenamento de dados em larga escala. Eles usam enormes matrizes de HDDs para armazenar petabytes (e até exabytes) de dados. Os exemplos incluem data centers de propriedade da Amazon (AWS), Google (GCP), Microsoft (Azure) e vários outros.
*
Empresas de todos os tamanhos: De pequenas empresas que usam computadores de desktop com HDDs internos a grandes corporações com fazendas de servidores maciços, os discos magnéticos são usados para armazenar tudo, desde sistemas operacionais e aplicativos até bancos de dados e documentos.
*
agências governamentais: Os governos federal, estadual e local armazenam vastas quantidades de informações sobre discos magnéticos, variando de registros do cidadão a dados de pesquisa.
*
Instituições educacionais: Universidades, faculdades e escolas utilizam armazenamento de disco magnético para fins administrativos, registros de estudantes, dados de pesquisa e muito mais.
*
Provedores de saúde: Hospitais e clínicas armazenam registros de pacientes, imagens médicas e outros dados confidenciais sobre sistemas, incluindo HDDs, embora seja cada vez mais utilizando SSDs também para acesso mais rápido a informações críticas.
*
Instituições financeiras: Bancos, empresas de investimento e outras organizações financeiras dependem muito do armazenamento de disco magnético para dados transacionais, informações do cliente e modelos financeiros.
Enquanto a prevalência de unidades de estado sólido (SSDs) está crescendo, os HDDs continuam sendo uma solução econômica para necessidades de armazenamento em larga escala e, portanto, continuam sendo usadas por uma vasta gama de organizações. É seguro dizer que quase qualquer organização que usa computadores depende do armazenamento de disco magnético em algum lugar em sua infraestrutura, mesmo que não seja diretamente gerenciada por eles.