O papel principal de um firewall na segurança da rede é
controlar tráfego de rede e
age como uma barreira entre uma rede confiável e redes não confiáveis (como a Internet).
Aqui está como isso faz isso:
*
Tráfego de filtragem: Os firewalls analisam o tráfego de rede de entrada e saída e bloqueiam quaisquer pacotes de dados que correspondam a um conjunto definido de regras de segurança. Isso ajuda a evitar acesso não autorizado, infecções por malware e violações de dados.
*
Aplicação de políticas de segurança de rede: Os firewalls aplicam as políticas de segurança de uma organização controlando quais tipos de tráfego são permitidos ou negados. Por exemplo, eles podem bloquear o acesso a sites, aplicativos ou portas específicos.
*
Proteção de recursos: Os firewalls protegem recursos valiosos em uma rede, como servidores, bancos de dados e outros sistemas críticos, de ameaças externas.
*
fornecendo uma camada de defesa: Os firewalls atuam como uma primeira linha de defesa contra ataques baseados em rede, dificultando os invasores a obter acesso a uma rede e seus recursos.
Pense em um firewall como um segurança na entrada de um prédio: * Eles verificam as credenciais de todos que desejam entrar (analisam o tráfego de rede).
* Eles apenas permitem que indivíduos autorizados passem (aplicar regras de segurança).
* Eles mantêm indivíduos não autorizados (ameaças em bloco).
Embora os firewalls sejam uma medida de segurança crucial, eles não são uma bala de prata. Eles devem ser usados em conjunto com outras medidas de segurança, como software antivírus, sistemas de detecção de intrusões e senhas fortes, para fornecer proteção de rede abrangente.