Os endereços IP são classificados em classes para 
 organizar e gerenciar a alocação de endereços IP  . Esta organização ajuda com:  
 1. Alocação de endereço eficiente:  - 
 Classes diferentes têm diferentes faixas de endereço: Isso permite uma alocação eficiente de endereços com base nas necessidades de uma rede. Por exemplo, as redes Classe A têm um grande intervalo de endereços e são adequadas para grandes organizações, enquanto as redes de classe C são ideais para organizações menores.   
 2. Identificação da rede:  - 
 Os primeiros bits de um endereço IP determinam sua classe: Isso permite fácil identificação de redes com base em sua classe. Por exemplo, uma rede com um endereço IP começando com 10. É uma rede Classe A, enquanto uma rede com um endereço IP começando com 192.168. é uma rede de classe C.   
 3. Endereço hierárquico:  - 
 Classes suportam o endereço hierárquico: Isso permite roteamento eficiente do tráfego em toda a Internet. Ao dividir o espaço de endereço para as classes, fica mais fácil criar tabelas de roteamento e direto para os destinos corretos.   
 4. Significado histórico:  - 
 O sistema de endereçamento classe foi o método original para alocar endereços IP: Ajudou a estruturar a Internet nos primeiros dias, mas foi amplamente substituído pelo sistema de endereçamento sem classe (CIDR).   
 Limitações do endereço clascado:  - 
 Alocação desperdiçada: O endereçamento clastante pode levar a lidar com o desperdício, pois as redes receberam blocos inteiros de endereços, mesmo que precisassem apenas de uma pequena parte. 
 - 
 Difícil de gerenciar redes grandes: O gerenciamento de grandes redes com o endereçamento clascado tornou -se cada vez mais complexo. 
 - 
 Flexibilidade limitada: O endereçamento clastante foi inflexível e não permitia o uso eficiente do espaço de endereço.   
 Endereço moderno:  - 
 roteamento inter-domínio sem classe (CIDR): Este é o sistema moderno para alocar endereços IP. Ele supera as limitações do abordagem clascado, permitindo uma alocação mais flexível e eficiente de endereços.  
 Embora o endereçamento clastante não seja mais amplamente utilizado, a compreensão do conceito ainda é valiosa para entender a evolução do endereço IP e os princípios por trás da organização de rede.