Sim, um único endereço MAC pode mapear para vários endereços IP, mas apenas em determinados cenários específicos:
1. Tradução de endereço de rede (NAT): * Este é o cenário mais comum. O NAT permite que vários dispositivos em uma rede privada compartilhem um único endereço IP público.
* O roteador traduz os endereços IP privados dos dispositivos para o endereço IP público ao se comunicar com dispositivos fora da rede.
* Nesse caso, o roteador (que possui o endereço IP público) usa o mesmo endereço MAC para todos os dispositivos por trás dele.
2. Virtualização: * Em ambientes virtualizados (como máquinas virtuais), várias máquinas virtuais podem compartilhar a mesma placa de interface de rede física (NIC).
* Isso significa que eles compartilham o mesmo endereço MAC, mas cada VM pode ter seu próprio endereço IP exclusivo.
3. Multihoming: * Isso é menos comum, mas possível. Um único dispositivo pode ter várias interfaces de rede, cada uma com seu próprio endereço IP.
* Embora cada interface tenha seu próprio endereço MAC exclusivo, o dispositivo como um todo pode ser considerado como tendo um único endereço MAC.
Nota importante: Embora um endereço MAC possa estar associado a vários endereços IP, um único endereço IP pode ser associado apenas a um endereço MAC por vez. Isso ocorre porque os endereços IP são usados para roteamento dentro de uma rede e cada dispositivo precisa ter um endereço IP exclusivo para a rede funcionar corretamente.
Resumo: * Um único endereço MAC pode estar associado a vários endereços IP em situações como NAT, virtualização e multihoming.
* No entanto, um único endereço IP pode ser associado apenas a um endereço MAC por vez.