Veja como o tempo de retirada é calculado na Ethernet após uma colisão:
1. O sinal JAM: * Quando ocorre uma colisão, os nós de transmissão imediatamente param de enviar dados e transmitem um "sinal JAM" especial para garantir que todos os nós do segmento estejam cientes.
2. O algoritmo de retirada: *
geração de números aleatórios: Cada nó envolvido na colisão gera um número aleatório dentro de um intervalo específico. Esse intervalo é determinado pelo número de colisões que o nó experimentou.
* cálculo do tempo de retomfada: O tempo de retirada é calculado multiplicando o número aleatório pelo tempo de slot. O tempo de slot é um valor fixo, normalmente 512 bits (o tempo necessário para transmitir 512 bits).
3. Camas de tempo de retirada: *
Primeira colisão: O intervalo de números aleatórios é de 0 a 2^K - 1, onde K é o número de "domínios de colisão" (segmentos na rede).
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Colisões subsequentes: Para colisões subsequentes, o intervalo é aumentado dobrando o intervalo anterior. Por exemplo, o intervalo da segunda colisão seria de 0 a 2^(k+1) - 1, o intervalo da terceira colisão seria de 0 a 2^(k+2) - 1 e assim por diante.
4. O back-off exponencial: * O intervalo crescente para números aleatórios após cada colisão cria um retorno exponencial. Isso significa que o potencial tempo de retirada aumenta rapidamente a cada colisão, reduzindo a probabilidade de novas colisões.
Exemplo: Imagine uma rede com um tempo de slot de 512 bits e dois nós (A e B) transmitindo ao mesmo tempo.
1.
colisão: Os nós A e B colidem.
2.
Sinal de atolamento: Ambos os nós param de enviar e transmitem o sinal de atolamento.
3.
retomado: * O nó A gera um número aleatório de 1 (0 a 2^1 - 1).
* O nó B gera um número aleatório de 0 (0 a 2^1 - 1).
4.
atraso de tempo: * Nó A espera 1 tempo de slot (512 bits).
* O nó B aguarda 0 tempos de slot.
5 O nó B re-transmite seus dados primeiro, seguido pelo nó A após o atraso.
Pontos importantes: *
Back-off exponencial binário: O algoritmo de back-off usa um retorno exponencial binário, o que significa que o intervalo de números aleatórios dobra a cada colisão.
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Domínios de colisão: O intervalo inicial para números aleatórios (0 a 2^K - 1) é baseado no número de domínios de colisão na rede. Um domínio de colisão é um segmento da rede onde as colisões podem ocorrer.
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Limitações: Embora o algoritmo de retirada ajude a reduzir colisões, não é uma solução perfeita. O tráfego pesado da rede ainda pode levar a colisões persistentes.
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