Um roteador precisa de várias informações para rotear com sucesso pacotes:
1. Endereço IP de destino: Esta é a principal informação. O roteador usa o endereço IP de destino para determinar para onde o pacote precisa ir.
2. Tabela de roteamento: Esta é uma tabela que contém informações sobre as redes disponíveis e os caminhos para alcançá -las. Cada entrada na tabela de roteamento inclui:
*
Rede de destino: O endereço da rede que o rota se aplica.
*
Próximo salto: O endereço IP do próximo roteador no caminho para chegar ao destino.
* Interface
: A interface no roteador em que o pacote deve ser enviado.
*
métrica: Um valor que indica o custo do uso dessa rota (por exemplo, latência, largura de banda).
3. Máscara de rede: Isso define a parte da rede de um endereço IP. Os roteadores usam a máscara de rede para identificar a rede à qual pertence um endereço IP de destino.
4. Cabeçalho do pacote: O roteador examina o cabeçalho do pacote para obter informações como:
*
Endereço IP de origem: O endereço IP do remetente do pacote.
*
Endereço IP de destino: O endereço IP do destinatário do pacote.
*
Tipo de protocolo: O tipo de protocolo que está sendo usado (por exemplo, TCP, UDP, ICMP).
*
Hora de viver (TTL): Um valor que é diminuído a cada salto. Quando atinge o zero, o pacote é descartado para impedir que ele volte indefinidamente.
5. Protocolos de roteamento: Esses protocolos são usados para trocar informações de roteamento entre roteadores. Exemplos incluem:
*
RIP (protocolo de informações de roteamento): Um protocolo de vetor à distância que usa uma contagem de lúpulo como métrica.
*
ospf (Caminho mais curto aberto primeiro): Um protocolo de Estado Link que usa uma métrica de custo com base em fatores como largura de banda e latência.
*
bgp (protocolo de gateway de borda): Usado para trocar informações de roteamento entre sistemas autônomos (diferentes provedores de serviços de Internet).
6. Informações da interface: Isso inclui o tipo de conexão física (por exemplo, Ethernet, Wi-Fi), endereço MAC e o status atual da interface.
7. Configuração da rede: Isso inclui informações sobre o próprio endereço IP do roteador, máscara de sub -rede e gateway padrão.
Em essência, um roteador combina informações de sua tabela de roteamento, cabeçalho de pacotes e configuração de rede para determinar o caminho ideal para um pacote chegar ao seu destino. Ele usa essas informações para:
*
Combine o endereço IP de destino com uma rota em sua tabela de roteamento. *
Escolha o próximo roteador de salto com base na entrada da tabela de roteamento. *
encaminhar o pacote da interface apropriada. Esse processo se repete em cada roteador ao longo do caminho até que o pacote chegue ao seu destino final.