Os roteadores usam uma combinação de informações para encaminhar uma mensagem, incluindo:
1. Endereço IP de destino: Esta é a principal informação. O roteador usa o endereço IP de destino da mensagem para determinar a qual rede a mensagem precisa ser enviada.
2. Tabela de roteamento: Cada roteador mantém uma tabela de roteamento que contém informações sobre a topologia de rede e como alcançar diferentes redes. Esta tabela é atualizada dinamicamente com informações de outros roteadores.
3. Máscara de rede: A máscara de rede ajuda o roteador a identificar qual parte do endereço IP representa a rede e qual parte representa o host. Isso permite que o roteador determine se um endereço IP de destino está na mesma rede que o roteador ou em uma rede diferente.
4. Endereço MAC: Embora não seja usado diretamente para encaminhamento, o endereço MAC é usado pelos roteadores para saber quais interfaces de rede estão conectadas a quais endereços IP. Esta informação ajuda o roteador a determinar o próximo salto no caminho em direção ao destino.
5. Informações da qualidade de serviço (QoS): Alguns roteadores podem usar informações de QoS para priorizar certos tipos de tráfego, como voz ou vídeo, em relação a outros, como email ou navegação na Web.
6. Configurações de segurança: Os roteadores também podem usar as configurações de segurança para controlar qual tráfego pode passar por eles, com base em fatores como endereço IP de origem e destino, número da porta e protocolo.
Veja como essas informações funcionam juntas: 1. Quando um roteador recebe uma mensagem, ele primeiro examina o endereço IP de destino.
2. O roteador consulta sua tabela de roteamento para ver se possui uma rota para a rede à qual o endereço IP de destino pertence.
3. Se uma rota for encontrada, o roteador encaminhará a mensagem para o próximo salto no caminho para o destino.
4. Se uma rota não for encontrada, o roteador poderá soltar a mensagem ou tentar encontrar uma rota enviando uma solicitação para outros roteadores.
Em resumo, os roteadores usam uma combinação desses fatores para tomar decisões informadas sobre onde enviar uma mensagem, garantindo que ela atinja o destino pretendido da maneira mais eficiente e segura possível.