mapeamento Gene é o primeiro passo no isolamento de um gene . O mapa mostra os locais de vários genes nos cromossomos que compõem as nossas células . Estes mapas são úteis para a ligação de genes para as respectivas posições num cromossoma e pode ajudar a determinar se uma desordem hereditária rara é causada por um gene em particular . Gene mapas também são usados em medicina forense . Como o Projeto Genoma Humano desenvolveu um mapa denso de marcadores de genes igualmente espaçados no coleção DNA humano , marcadores de DNA pode ser comparado com esta informação e ligado a vários genes. Qualquer característica de significado pode ser visualizada usando um mapa genético . Coisas que você precisa
Uma amostra de sangue ou tecido
Equipamentos de laboratório para RAPD , PCR e eletroforese em gel de
Visual ilustração software para criar uma representação gráfica
Show Mais instruções
< br > 1
detectar diferenças genéticas. As diferenças genéticas entre pessoas (chamados " polimorfismos ") pode ser tão pequeno como um par de bases . Os marcadores genéticos são sequências de ADN utilizadas para identificar indivíduos . Durante o processo de recombinação (onde os cromossomas trocar informação genética durante o desenvolvimento do ovo ou esperma ) , genes e marcadores genéticos nas proximidades tendem a ficar juntos e são passados de mãe para filho. Isto faz com que seja possível localizar os genes de características especiais ou de doenças usando estes marcadores genéticos . Talvez o mais confiável de marcadores genéticos é o polimorfismo de nucleotídeo único , porque é literalmente definida por uma diferença de um par de bases .
2
Adquirir seus dados. Use o aleatória de DNA polimórfico amplificado ( RAPD) . Esta técnica utiliza reacção em cadeia da polimerase ( PCR ) e electroforese em gel para determinar o gene de /marcador proximidade . A PCR é usado para fazer muitas cópias de um segmento de ADN especificado . Os segmentos podem ser visualizadas através de electroforese em gel . Traçando a migração desses fragmentos ao longo do gel contra fragmentos de DNA de comprimento conhecido (ou uma " escada " ) permitirá que você para determinar o tamanho relativo do marcador.
3
Observe a genética diferenças . Os mais marcadores de ADN que incluir no seu mapa , a uma maior probabilidade de estes marcadores serão ligados ao gene da doença ou outro gene de significância . Por exemplo, se um número de membros da família com a mesma doença herdar o mesmo marcador genético , as chances são o gene da doença irá residir próximo ao marcador .
4
Criar a representação visual ( mapa associado ) . Use a freqüência de recombinação para determinar a distância genética entre cada marcador e criar uma representação visual usando o software adequado (consulte Recursos). Transformar as diferenças genéticas observadas em um mapa significativo requer específicas de ciência software de computação gráfica . Certifique-se de ilustrar adequadamente a proximidade de marcadores genéticos para seus respectivos genes ao longo do cromossomo .