Um console de serviços é uma interface de software que permite que os administradores gerenciem e monitorem os serviços em execução em um sistema de computador, normalmente um servidor. A funcionalidade específica varia dependendo do sistema operacional, mas geralmente inclui:
*
Visualizando o status dos serviços: Vendo se os serviços estão em execução, pararam, pararam ou encontram erros.
*
Iniciando e parada de serviços: Controlando manualmente a operação de serviços.
*
Alterando as propriedades do serviço: Modificando configurações como tipo de inicialização (automático, manual, desativado), dependências e opções de recuperação.
*
Solução de problemas de problemas de serviço: Coletando logs e informações de diagnóstico para identificar e resolver problemas.
*
Configurando contas de serviço: Especificando as contas de usuário sob as quais os serviços são executados.
Diferentes sistemas operacionais têm nomes e interfaces diferentes para seus consoles de serviços:
*
Windows: O Aplicativo de Serviços (Services.MSC) é o console de serviços primários.
*
Linux (Systemd): A ferramenta de linha de comando `SystemCTL` é a principal maneira de gerenciar serviços. Interfaces gráficas como o GNOME System Monitor ou o KDE System Monitor também podem fornecer uma representação visual dos serviços em execução e algum controle sobre eles.
*
macOS: O MacOS usa o Launchd para gerenciamento de serviços, controlado principalmente através da linha de comando. Não há um equivalente direto a um console de serviços centralizados, como o Windows. O Monitor de Atividade fornece alguma visibilidade dos processos, mas não é um console de serviços dedicado.
Essencialmente, um console de serviços é o hub central para um administrador supervisionar os processos vitais de fundo (serviços) que mantêm um sistema de computador funcionando corretamente.