A computação em nuvem e a computação utilitária são modelos de computação que fornecem recursos em uma rede. No entanto, existem algumas diferenças importantes entre os dois modelos:
*
Controle :Com a computação em nuvem, o usuário tem mais controle sobre os recursos que está utilizando. Eles podem escolher o sistema operacional, o software e os aplicativos que desejam executar. Com a computação utilitária, o usuário tem menos controle sobre os recursos que está usando. O provedor do serviço de computação utilitária normalmente escolherá o sistema operacional, o software e os aplicativos que estão disponíveis para o usuário.
*
Preços :o preço da computação em nuvem normalmente é determinado por uso. O usuário paga pelos recursos que utiliza, como armazenamento, poder de processamento e largura de banda. Com a computação utilitária, o usuário normalmente paga uma taxa fixa pelo acesso ao serviço.
*
Escalabilidade :A computação em nuvem é normalmente mais escalável do que a computação utilitária. Com a computação em nuvem, o usuário pode facilmente adicionar ou remover recursos conforme necessário. Com a computação utilitária, o usuário pode ficar limitado na quantidade de recursos que pode usar.
*
Segurança :a computação em nuvem e a computação utilitária oferecem recursos de segurança, mas o nível de segurança pode variar. Com a computação em nuvem, o usuário é responsável por proteger seus próprios dados e aplicações. Com a computação utilitária, o provedor do serviço normalmente é responsável por proteger os dados e os aplicativos.
No geral, a computação em nuvem e a computação utilitária são opções viáveis para empresas que precisam acessar recursos de computação em uma rede. A melhor escolha para um determinado negócio dependerá das necessidades específicas do negócio.