Cada versão do Unix e Linux vem com uma versão do programa editor de fluxo , ou SED . Este pequeno programa é capaz de executar edições programadas em lotes de arquivos de texto , e é mais magro e mais rápido do que muitos programas comparáveis. No entanto, existem várias versões do programa , e eles diferem um pouco um do outro. Limites de tamanho
sseD ea versão GNU da SED não têm limites programados para a quantidade máxima de memória que pode ser acessado pelo SED de uma só vez , mas sedmod e HHsed tanto limite este a cerca de quatro kilobytes. Na prática, isso significa que o comprimento máximo de uma única linha ou parágrafo em um documento não pode ter mais do que quatro kilobytes. Nomes do BSD sed limites rótulo para oito caracteres totais, enquanto outras versões impor nenhum limite .
Arquivo Diferenças IO
maioria das versões do SED impõem há limites para o comprimento do arquivo nomes , embora o sistema de funcionamento pode. No entanto , os limites da SED BSD nomes de arquivos em 40 caracteres. Além disso, sedmod e HHsed só pode escrever a dez arquivos de uma vez com o comando "w". GNU sed 2.0 é limitado a um total de 32 arquivos que estão sendo lidos e gravados de uma só vez. Versões mais recentes do GNU sed e ssed não têm limite para o número máximo de arquivos que podem ler e escrever para , embora o sistema operacional pode impor um limite .
Comandos
< br >
GNU sed permite que todos os comandos a serem fornecidos na linha de comando como um script, com cada comando separados por um ponto e vírgula dos outros. No entanto, versões não- GNU de SED não têm essa capacidade. Enquanto alguns comandos podem ser dados como um script separados por ponto e vírgula, rótulos, instruções de desvio , comandos de leitura /gravação e chaves de fechamento deve ser sempre o último comando de uma série.
Comentários
< br >
maioria das versões do SED permitir que os comentários só aparecem na primeira linha de um script sed, e eles devem ter um "#" como o primeiro caractere para indicar que um comentário está sendo usado. No entanto , algumas versões não cumprir esta regra. GNU sed, HHsed , sedmod e HP- UX sed tudo permitir comentários a aparecer em qualquer linha no script, desde que o comando anterior o comentário termina com um ponto e vírgula eo comentário começa com um sinal de libra .
Regex Diferenças
sintaxe da expressão regular difere sutilmente entre as diferentes versões do SED . A maioria das diferenças envolvem padrões de escape especiais usados para combinar caracteres não imprimíveis , como o sino ASCI e feeds de formulário. GNU sed 3 + também inclui um switch " r" , que se estende a sintaxe regex para incluir "+ " e " "? "