? Cron , eo crontab relacionados , são funções integradas no sistema operacional Linux , você pode usar para fazer tarefas repetitivas ou tediosas mais fácil. Pode demorar um pouco de prática para usar o cron com sucesso , mas as recompensas fazer valer a pena . Muitos usuários de Linux usam cron para gastar menos tempo na manutenção de suas máquinas e mais tempo de apreciá-los . O Cron é
Cron é um programa que pode executar outros programas em um determinado momento . O processo é chamado pelo programa crontab , que é uma parte da maioria das distribuições Linux. Nem todos os usuários podem usar o cron. Existem dois arquivos que especificam quem pode usar cron e quem não pode. Esses arquivos estão localizados no "/usr /lib /cron /cron.allow " e diretórios " /usr /lib /cron /cron.deny ", respectivamente . A fim de ser capaz de usar cron crontab ou , o seu nome de usuário deve ser localizado na pasta "permitir" , e não pode ser listado na pasta " negar " .
Como Cron é usado
Você pode usar o cron , preparando um arquivo de texto com o seu editor de texto padrão. Este arquivo de texto deve estar em um determinado formato , e deve listar o programa ou programas que você deseja iniciar , bem como o tempo em que deve começar. Depois de ter seu arquivo de texto, você chamá-lo usando o programa crontab. Para fazer isso, basta digitar " crontab-e ", sem as aspas. Quando você digita este comando na linha de comando , crontab irá criar um documento em branco cron para você.
O formato Cron correta
É muito importante que você aprender e implementar a sintaxe cron correta. Basicamente, existem seis componentes para um arquivo cron. Trata-se de " min ", " hora", " dia do mês", " mês", " dia da semana " e " programa a ser executado . " Cada valor é escrito horizontalmente , sem aspas e com um espaço entre eles. Não é necessário escrever um valor para cada campo, mas se você deixar um campo em branco , você deve digitar o caractere " * " em seu lugar. Finalmente, quando você entrar no " programa a ser executado " valor , você deve incluir o caminho completo do programa.
A Cron Exemplo
Um exemplo completo você pode querer uso é "15 20 *** rm /home /user /tmp /*". Observe que você substitua " usuário" com seu próprio nome de usuário. Você pode usar este comando para apagar os arquivos temporários de todos os dias às 20:15 Este exemplo demonstra como você pode usar o cron para simplificar e automatizar tarefas tediosas que deve ser feito manualmente em muitos outros sistemas operacionais. Quando você configurar um arquivo cron de trabalho e as tarefas dentro dele são executadas, crontab enviará automaticamente um e-mail para a conta de e-mail associado à sua conta de usuário do Linux. Para desativar esse comportamento , basta adicionar "> /dev /null 2> & 1 ", sem as aspas, ao final do seu arquivo cron.