? Em criptografia , hash é uma forma de proteção que ofusca os dados de entrada , conhecido como a chave. A função hash lê os dados da chave e executa estabelecidas funções matemáticas a ele para transformá-lo em um curto espaço de seqüência de caracteres . Os caracteres resultantes representar os dados originais , sem expor seu conteúdo , fazendo hash um método seguro de garantia de dois conjuntos de jogo de dados sem exibi-las em texto simples ou exigir muito espaço. Método
Quando um usuário insere dados em uma hasher chave, o hasher realiza uma série de equações matemáticas complexas sobre os dados. Estas equações variar pelo processo hash utilizado , mas que não alteram a partir de um de hash para o próximo . Isto significa que duas entradas idênticas irá produzir resultados idênticos . As saídas tradicionalmente têm um conjunto , de curta duração . A função MD5 , por exemplo , sempre produz saídas de 128 bits . A função MD6 mais recente, por outro lado , varia de tamanho de saída entre um e 512 bits .
Uso em Segurança
Muitas empresas utilizam hashing para proteger os sistemas de senha. Quando um usuário cria uma senha, uma função hash converte em uma string hash antes de salvar. Isso impede que o texto real da senha de nunca aparecer nos dados da empresa, protegendo-a de ladrões. Quando o usuário insere mais tarde uma senha para login, a mesma função de hash é executado e produz uma outra saída. Se ambas as saídas coincidirem, o sistema sabe que o usuário deu a senha correta.
Uso na verificação
sistemas de computador usam hash para confirmar a integridade dos arquivos baixados . O computador transmissor executa os dados completos do arquivo através de uma função hash antes de enviá -lo. Quando o computador que recebe termina seu download, ele também executa a mesma operação de hash . Se os dois hashes coincidirem, o computador sabe que o arquivo transferido corretamente , sem ter que manualmente comparar cada bit de dados entre os dois. Isso protege contra hackers inserção de dados ruins , bem como de erros de transmissão não intencionais .
Hash vs Encryption
Hashing não produz uma saída criptografada. A principal diferença é a reversibilidade : uma mensagem criptografada pode voltar para uma mensagem não criptografada com o código de descriptografia direita. Porque hash produz apenas uma pequena sequência de caracteres , não importa o tamanho da entrada , um hash não pode ser revertida. Isso faz com que os dados de hash mais seguro, mas limita seus usos.