Um contra-voucher é um lançamento contábil usado para compensar ou reverter outro lançamento. Normalmente é usado para corrigir erros ou registrar transações que já foram revertidas. Às vezes, os contra-vouchers também são usados para registrar transações que não estão diretamente relacionadas às receitas ou despesas de uma empresa, como a compra de um novo ativo.
A principal diferença entre um contra-voucher e um lançamento contábil regular é que um contra-voucher não afeta o lucro líquido de uma empresa. Isso ocorre porque um comprovante de contrapartida é usado para compensar ou reverter outro lançamento, de modo que o efeito líquido na demonstração do resultado é zero.
Os contra-vouchers são frequentemente usados para corrigir erros cometidos em lançamentos contábeis anteriores. Por exemplo, se uma empresa registra acidentalmente uma venda duas vezes, ela pode usar um contra-voucher para reverter o segundo lançamento. Os contra-vouchers também podem ser usados para registrar transações que já foram revertidas. Por exemplo, se uma empresa reembolsar uma compra a um cliente, ela poderá usar um comprovante de contrapartida para reverter o lançamento de venda original.
Os contra-vouchers também podem ser usados para registrar transações que não estão diretamente relacionadas às receitas ou despesas de uma empresa. Por exemplo, se uma empresa adquirir um novo ativo, ela poderá usar um contra-voucher para registrar a transação. Isto não afetará o lucro líquido do negócio, mas aumentará os ativos do negócio.
Os contra-vouchers são uma ferramenta útil que os contadores podem usar para corrigir erros e registrar transações que não estão diretamente relacionadas às receitas ou despesas de uma empresa.