A letra “g” no Oracle 10g significa “Grid”. Oracle 10g foi o primeiro lançamento do software de banco de dados da Oracle a apresentar Grid Computing, uma tecnologia que permite que vários servidores trabalhem juntos como um sistema único e unificado. A Grid Computing permite que as empresas dimensionem seus recursos de TI de maneira mais eficiente e econômica e melhorem o desempenho e a confiabilidade de seus aplicativos.
Os principais recursos do Oracle 10g Grid Computing incluem:
*
Clusters de aplicativos reais (RAC) :o RAC permite que vários servidores compartilhem um único banco de dados, proporcionando maior escalabilidade e disponibilidade.
*
Gerenciamento Automático de Armazenamento (ASM) :o ASM simplifica o gerenciamento de recursos de armazenamento e melhora o desempenho e a confiabilidade das operações de armazenamento.
*
Sistema de arquivos em cluster (CFS) :o CFS fornece um sistema de arquivos compartilhado que pode ser acessado por vários servidores em um cluster, permitindo maior flexibilidade e escalabilidade para aplicativos.
O Oracle 10g Grid Computing oferece às empresas uma ferramenta poderosa para melhorar a eficiência, o desempenho e a confiabilidade de seus sistemas de TI.