Bancos de dados formam a espinha dorsal da infra-estrutura de tecnologia da informação. Complexo front-ends gráficos e regras de negócio elaborados não são nada sem os armazenamentos de dados para apoiá-los . Por isso, é vital para escolher um sistema de gerenciamento de banco de dados relacional apropriado ( RDBMS) para suas necessidades. De acordo com um relatório de 2009 pela Gartner, a tecnologia da informação pesquisa e consultoria empresa líder , a Oracle tem 48 por cento do mercado em julho de 2010 , tornando-se o sistema de gerenciamento de banco de dados mais popular. No entanto servidor SQL da Microsoft está a aproximar-se rapidamente, com o maior crescimento de qualquer RDBMS. Custo Total de Propriedade
Saber quanto possíveis soluções vai custar é sem dúvida uma das prioridades mais importantes para empresas de todos os tamanhos. Em 2010 Soliant Consulting realizou uma pesquisa para determinar o custo total de propriedade para vários sistemas de gerenciamento de banco de dados populares. Eles descobriram que, ao longo de um período de três anos a Microsoft SQL Server 2008 custará 642.274 dólares para 200 usuários. Ao contrário do Oracle custou apenas 499.058 dólares , no mesmo período .
Sistemas operativos suportados
SQL Server , sendo um produto da Microsoft, é projetado apenas para rodar em Microsoft Windows . Oracle pode ser executado em sistemas baseados em Unix , como o Mac OS X e Linux , bem como ambiente de mainframe da IBM z /OS. Isto dá a Oracle uma vantagem marcante sobre SQL Server quando se considera a integração com pilhas de tecnologia existentes
Interfaces
Há três maneiras de interagir com um banco de dados : . Através um cliente de linha de comando, a interface gráfica do usuário (GUI) ou usando um provedor de dados de dentro do código do programa. A Oracle oferece uma ferramenta de linha de comando oficial chamado SQL * Plus. Interfaces de festa GUI vários- terceiros, como a suíte Sapo, também existem. Para acessar o armazenamento de dados por meio de código de terceiros, a Oracle Corporation também oferece vários provedores de dados oficiais, como ODP.NET para Microsoft. Ambientes líquidos .
SQL Server fornece uma ferramenta de linha de comando similar chamado sqlcmd. Ele também oferece integração com outras linhas de produtos da Microsoft, como o Visual Studio , que podem ajudar os esforços de desenvolvimento .
Transações e Apoio ACID
No final de 1970 Jim Gray descreveu quatro propriedades fundamentais que garantem a estabilidade dos dados : atomicidade , consistência, isolamento e durabilidade ( ACID) . Tanto o SQL Server da Microsoft e Oracle cumprir integralmente esses princípios ACID , apoiando reversão de transações em cima de erro. Ambos também podem manter a integridade referencial entre elementos de dados.
Triggers , Funções e procedimentos armazenados
Devido à natureza fragmentada das implementações SQL, cada sistema de gerenciamento de banco de dados tende a apoiar funcionalidade diferente . Oracle oferece suporte PL /SQL, uma extensão proprietária para o SQL : 2008 standard. PL /SQL pode ser usado para criar tanto procedimentos armazenados podem ser chamadas por aplicações externas de mesa e gatilhos baseados em linha, bem como as funções e . O SQL Server também tem uma extensão proprietária para o padrão SQL , chamada Transact -SQL. Como PL /SQL , T -SQL fornece instruções de controle de fluxo adicionais e variáveis locais. Procedimentos e gatilhos Daí armazenados pode ser criado.
Limitações
empresas de maior escala que empurram seus sistemas de gestão de base de dados para o limite vai notar diferenças importantes entre Oracle e SQL Server. Oracle permite o espaço de armazenamento de dados literalmente ilimitada ; SQL Server limita -o para 524.258 TB , ou pouco mais de metade de um petabyte . De produtos da Microsoft limita o caractere /objeto binário grande ( BLOB /CLOB ) tamanho máximo para apenas 2 gigabytes por item , enquanto que a Oracle não tem limitações . SQL Server oferece mesas de até 30.000 colunas por linha , enquanto a Oracle permite que apenas 1.000. No entanto , é improvável que precisa de tantos colunas em uma única tabela numa base de dados devidamente projetado . Mais útil é a capacidade de dar nomes em colunas do SQL Server de até 128 caracteres em vez de reles 30 da Oracle .