Vários métodos simplificam a entrada de meses e anos em uma planilha, dependendo de suas necessidades e software (como Excel, Google Sheets etc.):
1. Validação de dados: *
listas predefinidas: Este é o método mais robusto. Você cria uma lista de meses (por exemplo, janeiro, fevereiro, março ... ou 1, 2, 3 ...) e anos (por exemplo, 2023, 2024, 2025 ...). Em seguida, use a validação de dados para restringir as entradas a apenas esses valores. Isso impede erros de digitação e formatos inconsistentes.
*
Como (Excel): Vá para dados> Validação de dados. Em "Configurações", escolha "Lista" para "permitir". Em "Source", insira sua lista de meses (separados por vírgulas) ou selecione um intervalo contendo suas listas de mensagens de mês e ano.
*
Como fazer (Google Sheets): Vá para dados> Validação de dados. Escolha "Lista de um intervalo" e selecione seu intervalo contendo meses e anos.
*
fórmulas personalizadas (por anos): Você pode criar uma regra de validação de dados que permita apenas a entrada numérica dentro de um intervalo de ano específico (por exemplo, entre 2020 e 2030). Isso impede a entrada de anos sem sentido.
2. Formato e entrada de data: *
Data direta Entrada: Muitos programas de planilha entendem os formatos de data. Se você digitar "janeiro de 2024" ou "1/2024" (dependendo do seu local), ele poderá reconhecê -lo automaticamente como uma data. Em seguida, você pode formatar a célula para exibir apenas o mês e o ano, conforme necessário.
*
Usando uma única célula para datas: Digite a data completa (por exemplo, 1/1/2024) em uma célula e use fórmulas para extrair o mês e o ano em células separadas, se necessário:
*
Extrair mês (folhas Excel/Google): `=Mês (A1)` (onde A1 contém a data completa). Você receberá um número (1 para 2 de janeiro, para fevereiro, etc.). Você pode usar um `escolha` ou` vlookup` para converter o número em texto ("janeiro" etc.).
*
Extrair ano (folhas Excel/Google): `=Ano (A1)` (onde A1 contém a data completa)
3. Colunas/folhas de auxílio: *
Tabela de pesquisa por mês: Crie uma tabela separada com uma lista de meses e anos e use funções `vlookup` ou` index`/`Match` para procurar o mês e o ano em seus dados principais com base em um ID ou outro identificador. Isso evita a entrada redundante de dados.
4. Funções definidas pelo usuário (UDFS - Avançado): * Para cenários mais complexos, você pode criar uma função personalizada (usando o Script VBA no Excel ou Apps nas folhas do Google) que lida com a entrada e formatação dos dados do mês e do ano, validando a entrada e talvez até gerando uma sequência de saída formatada.
Exemplo (folhas do Google usando validação e fórmula de dados): 1.
Crie uma lista de meses na coluna A (A1:A12) e anos na coluna B (B1:B5). Digamos:
* A1:A12:janeiro, fevereiro, março, ..., dezembro
* B1:B5:2023, 2024, 2025, 2026, 2027
2.
Na célula C1, crie um suspensão por meses usando a validação de dados: Selecione C1, vá para dados> Validação de dados, selecione "Lista de um intervalo" e digite `A1:A12`
3.
na célula D1, crie um suspensão por anos usando a validação de dados: Selecione D1, vá para dados> Validação de dados, selecione "Lista de um intervalo" e digite `B1:B5`
4.
Agora você pode escolher o mês e o ano dos menus suspensos. Você pode manter esse formato ou combiná -los em uma única célula usando concatenação (por exemplo, `=c1 &" "&d1` em E1 para obter" janeiro de 2024 "). A formatação deve ser definida para o formato desejado.
Escolha o método que melhor se adapte ao seu nível de conforto com planilhas e a complexidade das necessidades de entrada de dados. A validação de dados é geralmente recomendada para prevenir erros.