função DDB do Excel determina a depreciação de um ativo durante um período de tempo especificado. A sigla " DDB " significa balanço de declínio duplo , porque este é o método mais comum usado por esta função , embora possa usar qualquer método específico de cálculo da depreciação. Instruções
1
Aprenda a sintaxe da DDB . É DDB (custo, salvage_value , tempo de vida , período , [ fator ] ) onde o custo é o valor inicial do ativo , salvage_value é valor final do ativo , tempo de vida é o número de períodos em que a depreciar o ativo (também chamado de vida útil do ativo ) e período é o tempo durante o qual a depreciação está sendo calculada .
2
Incluir fator como um argumento opcional para indicar a taxa de declínio em equilíbrio. O padrão é 2, que representa o método de balanço de declínio duplo . Este método calcula a depreciação a uma taxa acelerada , o que significa que começa no seu valor máximo e diminui a cada período sucessivo
3
Calcular DDB com a seguinte fórmula: . Min ( ( custo - depreciação de períodos anteriores ) * ( fator /vida) , ( custo - salvage_value - . depreciação de períodos anteriores ) )
4
Use a função VDB para calcular a depreciação linear quando o balanço de declínio é menos de a depreciação .
5
Veja alguns exemplos de DDB . = DDB (2,400,300,10 * 365,1) retorna 1,32 . Esta fórmula calcula a depreciação para o primeiro dia em que o custo inicial é de $ 2,400 , o valor residual é de R $ 300 ou a vida útil do bem é de 10 anos . Note-se que é preciso multiplicar a vida útil em anos por 365 para obter a vida útil em dias.