Sim, por um longo tempo, as empresas de computadores escreveram principalmente seus próprios programas, especialmente seus principais sistemas operacionais e software do sistema. Isso foi impulsionado por vários fatores:
*
Falta de uma indústria de software robusta: Nos primeiros dias da computação, não havia um mercado de software grande e independente, como temos hoje. As empresas tiveram que criar o software necessário para fazer sua função de hardware.
*
Integração de hardware-software: As empresas de computadores costumavam projetar seu hardware e software para trabalhar juntos sem problemas. Escrever seu próprio software lhes permitiu otimizá -lo para suas arquiteturas de hardware específicas.
*
Sistemas proprietários: Muitas empresas de computadores pretendiam criar sistemas proprietários, onde o hardware e o software eram fortemente controlados e licenciados. Essa abordagem teve como objetivo criar uma vantagem competitiva e bloquear os clientes em seu ecossistema.
*
demanda do cliente: Os clientes geralmente esperavam que as empresas de computadores fornecessem soluções abrangentes, incluindo hardware e software.
*
Sistemas operacionais antecipados: O desenvolvimento de sistemas operacionais fundamentais como o OS/360 da IBM, as VMs de DEC e outros foi feito principalmente internamente por essas empresas.
No entanto, à medida que a indústria de computadores evoluiu, várias tendências levaram a uma mudança:
*
Rise de fornecedores independentes de software (ISVs): Emergiram empresas como Microsoft, Oracle e outras, especializadas em desenvolvimento de software e licenciamento.
*
padronização: Os esforços para padronizar os sistemas operacionais (por exemplo, UNIX) e linguagens de programação (por exemplo, C) tornaram mais fácil para a criação de software ISVs que pudesse ser executado em diferentes plataformas de hardware.
*
movimento de código aberto: A ascensão do software de código aberto descentralizou o desenvolvimento de software e permitiu às empresas aproveitar ferramentas e tecnologias desenvolvidas pela comunidade.
*
Concentre -se nas competências essenciais: À medida que o setor de software amadurecia, muitas empresas de computadores perceberam que poderiam se concentrar em suas principais competências (por exemplo, design de hardware, fabricação) e confiar nos ISVs para software.
em resumo: *
primeiros dias: As empresas de computadores escreveram em grande parte seus próprios programas, especialmente sistemas operacionais e software de sistema.
*
evolução: Com o tempo, surgiram fornecedores independentes de software, a padronização aumentou e o movimento de código aberto ganhou tração, levando a uma mudança em que as empresas de computadores se tornaram mais dependentes de software de terceiros.
Ainda hoje, enquanto empresas como Apple e Microsoft ainda escrevem quantidades significativas de software, elas também dependem muito de desenvolvedores de terceiros e projetos de código aberto para fornecer um ecossistema completo para seus usuários.