Embora um curso específico não seja estritamente necessário para uma carreira no desenvolvimento de software de computador, vários cursos acadêmicos fornecem uma base forte. A melhor escolha depende de seus interesses e pontos fortes. Aqui estão algumas opções populares e eficazes:
ajustes mais fortes: *
Ciência da Computação (CS): Esta é a rota mais direta. Os programas CS normalmente cobrem uma ampla gama de tópicos, incluindo algoritmos, estruturas de dados, linguagens de programação, princípios de engenharia de software, bancos de dados e sistemas operacionais. Ele fornece as habilidades teóricas e práticas mais relevantes para o desenvolvimento de software.
*
Engenharia de software (SE): Isso se concentra mais nos aspectos práticos da construção e manutenção de sistemas de software em larga escala. Ele enfatiza o design de software, testes e metodologias de gerenciamento de projetos. É uma versão mais aplicada da ciência da computação.
Bons cursos de apoio: *
Engenharia de Computação (CPE): Isso combina aspectos da ciência da computação e da engenharia elétrica, com foco na interação de software de hardware. É uma boa opção se você estiver interessado em sistemas incorporados ou programação de baixo nível.
*
Sistemas de informação (IS) ou Sistemas de Informação de Gerenciamento (MIS): Esses cursos enfatizam os aplicativos de negócios dos sistemas de computador. Você aprenderá sobre bancos de dados, redes e desenvolvimento de software em um contexto de negócios, tornando-o um bom ajuste se você estiver interessado em software orientado para os negócios.
*
Matemática: Um forte contexto matemático é crucial para muitos aspectos da ciência da computação, principalmente algoritmos e estruturas de dados. Um diploma de matemática, especialmente com uma concentração em matemática discreta, pode ser uma base valiosa.
Outros cursos relevantes (geralmente exigindo cursos suplementares): *
Física: As habilidades de solução de problemas aprimoradas na física podem se traduzir bem no desenvolvimento de software.
* Engenharia elétrica: Semelhante à engenharia de computadores, um foco nos sistemas digitais pode ser útil.
Nota importante: Independentemente do seu curso, você provavelmente precisará complementar seus cursos com projetos independentes, cursos on -line e/ou estágios para construir um forte portfólio de habilidades de desenvolvimento de software. Muitos empregadores valorizam a experiência prática tanto quanto, ou mais do que um grau específico.