Na engenharia de software, uma entidade de software é qualquer parte identificável e distinguível de um sistema de software. Alguns exemplos de entidades de software incluem:
Módulos:Um módulo é uma unidade lógica de software que executa uma função específica. Os módulos podem ser decompostos em submódulos.
Componentes:Um componente é uma unidade física de software que pode ser criada, implantada e executada de forma independente. Os componentes podem ser compostos por vários módulos.
Pacotes:Um pacote é uma coleção de módulos ou componentes relacionados que são agrupados por conveniência.
Classes:Uma classe é um modelo para a criação de objetos. Objetos são instâncias de classes que possuem seu próprio estado e comportamento.
Interfaces:Uma interface define um conjunto de métodos que devem ser implementados por qualquer classe que implemente a interface.
Enumerações:uma enumeração define um conjunto de constantes nomeadas.
O termo "entidade de software" é frequentemente usado num sentido geral para se referir a qualquer parte de um sistema de software, independentemente do seu tipo específico. Por exemplo, pode-se dizer “A entidade de software responsável por gerenciar a entrada do usuário é o gerenciador de entrada”.
O conceito de entidade de software é importante por vários motivos .
1). Ele fornece uma maneira de organizar e estruturar sistemas de software em partes gerenciáveis.
2). Ele permite o desenvolvimento, teste e implantação independentes de componentes de software.
3). Torna mais fácil compreender e manter sistemas de software.
4) .Auxilia na definição dos limites de um componente de software e suas responsabilidades, melhorando a modularidade e a reutilização dentro do sistema de software.**